Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

A procissão do Enterro de Jesus uma das mais emblemáticas da Semana Santa de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Milhares de pessoas participaram na Semana Santa de Óbidos, que decorreu entre os dias 14 e 21 de abril. O programa, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, juntou uma componente cultural e religiosa e dele fizeram parte concertos, exposições, procissões e cerimónias litúrgicas.
O corpo do Senhor no sepulcro

A Semana Santa é, por isso, o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para a comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às imponentes cerimónias.

Centenas de figurantes participaram nas celebrações, carregando os andores e recriando cenas dos últimos dias da vida de Cristo nas procissões.

Procissão dos Passos, acompanhou os vários momentos do caminho doloroso de Jesus, desde o Pretório de Pilatos até ao Calvário.

Na sexta-feira Santa, à hora da morte de Jesus, na Igreja de São Pedro recordou-se a sua derradeira entrega por amor onde Jesus oferece a sua vida inocente, pura e divina pela nossa salvação.

A procissão do enterro do Senhor, na noite de Sexta-feira Santa, é uma das mais emblemáticas da Semana Santa de Óbidos. Estava uma noite agradável, sem vento e foi à luz de archotes que os fiéis transportaram o corpo do Senhor até ao sepulcro. A cerimónia começou e terminou na Igreja da Misericórdia, percorrendo apenas um percurso intramuralhas.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ricardo Figueiredo, prior do Concelho de Óbidos, disse que a principal mensagem que pretendem passar com a organização da Semana Santa é “Jesus Cristo”. “As pessoas enternecerem-se por esta entrega de amor a Jesus”, salientou, o padre.

“Nós pensamos que para acreditar em Deus, temos que ter os argumentos racionais e fazer um esforço e percurso por acreditar, mas quando vimos Jesus que é Deus que se entrega por nós, isto toca o coração”, adiantou, o prior.

“Mais que os argumentos racionais é colocar as pessoas em contato com Jesus, que morre, igual a nós, e que nos promete uma vida interna com a sua ressurreição”, referiu.

Para o padre, Ricardo Figueiredo esta tradição em “torno da Semana Santa, é vivida aqui de uma forma muito profunda, com grande dignidade e com uma grande solidariedade e estamos a passar o Jesus Cristo como ele é vivido em Óbidos na fé que identifica e caracteriza o povo de Óbidos”.

O prior destacou a cerimónia do domingo de Páscoa onde é celebrada a missa da Ressurreição de Jesus. “É o dia mais importante para nós, cristãos, porque hoje foi aberta para nós a porta da esperança: Cristo sai vitorioso do sepulcro: venceu a morte, venceu o pecado, venceu o medo. Assim, nós, cristãos, não estamos condenados nem à morte, nem ao pecado, nem ao medo. Se temos fé, se confiamos em Jesus, sabemos que a última palavra na história é a de Deus”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss