Bombarral

Bombarral assinalou Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), através do Departamento de Educação Especial e da aluna Sara Ascensão, e o Município do Bombarral assinalaram a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.


As atividades comemorativas desta efeméride iniciaram-se com uma palestra, que contou com a intervenção da psicóloga Ana Oliveira, o testemunho de Liliana Gonçalves, mãe de uma criança autista, e uma apresentação de Sara Ascensão.
Uma turma do 2º ano do Centro Escolar do Bombarral deslocou-se até à Câmara Municipal para distribuir folhetos informativos, nos quais é explicado o que é o autismo, como é diagnosticado e como se trata.
O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibe um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.
Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais.
Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro.
Com maior frequência, têm vindo a registar-se casos de autismo em crianças portadoras de algumas síndromes genéticas.
No passado, o tratamento destas crianças passava pela sua institucionalização. Na atualidade, as crianças com autismo podem crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.
Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.
Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e sensibilizar a população para esta temática, durante o mês de abril o edifício da Câmara Municipal do Bombarral está pintado de azul, associando-se assim à ação “Light It Up Blue” (Iluminar de Azul), promovida por um movimento mundial que consiste na iluminação do maior número possível de edifícios públicos com a cor azul.

Author: Jornal

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close