Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
Escaparate

Vozes de Santo Onofre

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No artigo de hoje darei voz a diversas pessoas de Santo Onofre. Lamento ter de imiscuir-me em assuntos que não são da alçada da Junta de Freguesia que integro como deputado, mas, neste momento, sinto-me forçado a chamar à colação um assunto relativo a reiteradas queixas dos fregueses da União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro,
Rui Calisto

É habitual, a população caldense – sabendo do alcance deste Escaparate – não se coibir de parar-me nas ruas, manifestando o seu desagrado, relativamente à atuação da União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, em determinados quesitos, entre eles: O péssimo estado dos contentores de lixo; A acentuada degradação do piso da maioria das vias públicas; Os passeios repletos de irregularidades; A fraca iluminação pública; Os excrementos, os brinquedos perigosos e o péssimo ajardinamento do “Largo do Estragado” (Largo do Colégio Militar); A deterioração exterior da escola básica do 1º ciclo do Bairro da Ponte, com o seu muro e gradeamento sem nenhuma conservação e restauro; A falta de limpeza da maioria das vias públicas; O péssimo estado de conservação das instalações do Centro da Juventude; E mais uma mão-cheia de lamentações.

De todas as vezes em que fui abordado por algum queixoso, a indicação por mim fornecida foi a mais óbvia possível: Que o mesmo deveria deslocar-se à sede da União de Freguesias e, ali, efetivar as suas queixas. Porém, dois motivos são fulcrais para que não sigam essa prescrição: 1) Supõem que podem ser alvo de represálias (pensamento típico do Estado Novo); 2) Acreditam que as reclamações, mesmo sendo apresentadas, não passam da secretaria.

Compreendo a indignação das pessoas, tenho como exemplo as ruas onde moram alguns dos meus familiares: Excesso de buracos (ou grosseiros remendos) no asfalto; Passeios tortos e/ou com pedras soltas; Inexistência de passeios; Deploráveis contentores de lixo; Muita sujeira por todos os lados; Etc…

A freguesia em si, como sabemos, tem uma dimensão razoável, quase 28 Km2 de área. Como é óbvio, não é fácil para essa União de Freguesias resolver os problemas que vão surgindo diariamente, mas, é necessário ouvir (realmente) as queixas da população e, assim que possível, tentar solucionar os problemas apontados, utilizando todos os meios disponíveis.

Creio que a União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro deve colocar em prática um plano de ação integrada de desenvolvimento urbano sustentado. Para isso, convém munir-se de pessoas que estejam familiarizadas com os diversos programas existentes acerca da regeneração, revitalização e atratividade das áreas urbanas, visando a valorização do território, a qualificação de todos os espaços públicos e a reabilitação do edificado existente.

Não precisamos estudar antropologia urbana para perceber quando algo não vai bem numa freguesia. Basicamente, basta-nos ouvir a população. Os habitantes dessa União de Freguesias (a grande maioria acima dos 65 anos de idade) gostariam que, o lugar onde moram, possuísse alguma dinâmica de sustentabilidade e de promoção da qualidade de vida, e isso só pode ser possível se alguém souber escutá-los e, claro, tentar resolver os problemas que originaram a sua insatisfação! Será que as vozes de Santo Onofre chegarão ao Céu?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1