Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Novas instalações da Academia Desenhos do Bruno aumentam serviços prestados

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O cartoonista caldense Bruno Prates, que antes tinha a sua academia instalada na rua Raul Proença, nº 58, mudou de instalações desde setembro para um espaço maior e mais amplo, no rés-do-chão da rua 15 de maio, em Caldas da Rainha, situada entre a pizzaria Novo Mundo e a Praça de Touros. Este novo espaço intitulado “Desenhos do Bruno – Academia” continua a ter como mote principal o desenho, reunindo assim num só local o ateliê do cartoonista, a galeria de exposições temporárias DDB, uma biblioteca temática - banda desenhada, cartoon e ilustração e ainda uma parte formativa para a experimentação artística e aulas de desenho.
Bruno Prates, responsável pelos “Desenhos do Bruno- Academia”

Natural das Caldas da Rainha, Bruno Prates desenvolveu o gosto pela representação através do desenho desde muito cedo, publicando as suas tiras humorísticas em 1997, no semanário “Região de Cister” – Alcobaça, com a tira “Isto é…Notícia!”. Mais tarde, decidiu criar uma página nas redes sociais, onde começou a partilhar os seus desenhos.

Nessa altura, Bruno Prates recordou que “o entusiasmo era tanto e as encomendas de caricaturas a partir de fotografia não paravam de chegar que decidi registar ‘Desenhos do Bruno’ como marca nacional”, tendo o ateliê numa garagem emprestada, perto da mata das Caldas da Rainha.

No ano passado, com o crescente número de pedidos para ter um espaço destinado a aulas de desenho, o caldense decidiu apostar na Academia, em regime de parceria com as aulas de yoga para crianças e para pais e filhos. Agora chegou a altura de passar do primeiro andar da rua Raul Proença para outra zona da cidade, local onde antes funcionava uma galeria.

De acordo com o professor de desenho, “durante as férias de verão percebemos que o anterior espaço era demasiado pequeno para dar resposta à crescente procura que tínhamos por parte dos alunos, pois não passava de um escritório”. Além disso referiu que “tínhamos muita necessidade de ter luz natural”. Na altura, “vimos que este espaço estava disponível e decidimos apostar na mudança”.

Este novo espaço tem no total cerca de 160 m2, que estão divididos em várias áreas, como a sala de aula, ateliê, biblioteca temática e galeria para exposições temporárias. Além do desenho, Bruno Prates também leciona aulas de cartoon, banda desenhada, ilustração e caricatura.

Atualmente, o cartoonista dedica-se a tempo inteiro a este projeto. “Da parte da manhã dedico o meu tempo ao ateliê de autor e da parte da tarde dou aulas aos alunos, que neste momento são 24”, salientou.

As aulas decorrem de segunda a sábado, entre as 15h00 e 19h00, com exceção da terça-feira, dia em que o professor se dedica aos seus trabalhos.

Neste momento sublinhou que os “projetos têm a ver com aquilo que pessoas me vão desafiando”, sendo que o próximo será a construção de um presépio de grandes dimensões, em madeira, para uma das freguesias da cidade. Além disso continua a produzir desenhos por encomenda, bem como a vender ilustrações em diversos materiais, como t-shirts, canecas ou molduras.

Outra das novidades será o lançamento de uma loja online para janeiro, onde vai desenvolver coleções de ilustração de âmbito regional para vender.

No caso da galeria, que funciona de segunda a sábado, apenas durante o período da tarde, pretende ser mais um espaço disponível para exposições temporárias, com regularidade de um mês. “Caldas tem muitos espaços disponíveis mas poucos que aceitam coisas novas, e como eu tenho este percurso profissional, em que muitas vezes tive que abrir as minhas portas, também quero ajudar quem está agora a começar na área”, explicou o professor de desenho, adiantando que “este também é mais um polo de aprendizagem da academia”.

Aberta à comunidade, a galeria neste momento tem em exposição as caricaturas entregues por Bruno Prates aos artistas cabeça de cartaz do Festival Internacional Caldas Nice Jazz durante as edições de 2015, 2016 e 2017.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161