Login  Recuperar
Password
  23 de Julho de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Miniatura de Francisco Elias é peça do mês no Museu da Cerâmica

Uma miniatura de Francisco Elias (1869-1937) é a peça do mês no Museu da Cerâmica, das Caldas da Rainha. Trata-se do grupo escultórico “Os Bêbados”, em terracota, de 1922, com a dimensão de 5x8,5x10 cm.

04-11-2014 |

“Os Bêbados”, em terracota
“Os Bêbados”, em terracota
A miniatura foi um género desenvolvido na Fábrica de Faianças por um dos seus operários, Francisco Elias, discípulo de Bordalo Pinheiro, que representou, além de peças inspiradas na ourivesaria quinhentista, várias figuras e tipos populares em barro usando dimensões ínfimas e, posteriormente dedicou-se a esta especialidade em oficina própria.
Não trabalhou apenas em miniatura, tendo deixado alguns trabalhos de maiores dimensões, como Cristo-Rei, Rainha Santa e uma estatueta de mulher. Mas a sua verdadeira especialidade e em que marcou um lugar de relevo consistiu nos trabalhos de minúcia, em que foi com efeito, bastante notável.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar