
Este ano, devido à crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19, as comemorações do Feriado Municipal do Cadaval, a 13 de janeiro, foram celebradas de forma diferente, sem inaugurações, nem apresentações de obras para o concelho. Apesar da situação, os 123 anos da restauração do concelho foram comemorados com diversas atividades transmitidas online através das redes sociais do município.

Já são conhecidos os nomes dos premiados nos concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”, iniciativas camarárias de apoio à restauração e ao comércio tradicional. No total, o Município do Cadaval sorteou 40 vouchers, no valor global de 1500 euros, a utilizar em estabelecimentos locais aderentes.
José Bernardo, presidente da Câmara Municipal do Cadaval

Nesta entrevista ao presidente da Câmara Municipal do Cadaval, aborda-se o investimento para este ano, o estado de algumas obras e a situação da pandemia no concelho, com José Bernardo a revelar que tem havido uma política de apoio às famílias, instituições e empresas, que será reforçada caso seja necessário.

Devido à evolução da situação epidemiológica, a direção e o comando dos bombeiros voluntários do Cadaval entenderam cancelar a cerimónia oficial de tomada de posse do comandante David Santos, que estava agendada para este domingo.

O concelho do Cadaval comemora 123 anos volvidos sobre a restauração da sua autonomia no dia 13 de janeiro. Para assinalar esta emblemática data, que se traduz em feriado municipal, e dado o contexto pandémico que ainda vivido, a comemoração será constituída por atividades transmitidas via "live streaming", na página de Facebook do Município.

A União dos Amigos de Palhais (UAP), fundada a 26 de dezembro de 1970, por 13 pessoas, “que tinham um objetivo comum de formar uma associação na aldeia”, e que hoje conta com aproximadamente 500 sócios, celebrou no passado sábado o seu 50º aniversário, “sem a realização da festa como desejava devido à pandemia, tendo a data sido apenas assinalada com a colocação de uma placa comemorativa na fachada da sede”.
Para celebrar a União e as 24 Línguas Oficiais da União Europeia, a Biblioteca Municipal do Cadaval acolhe, até dia 30 de dezembro, a exposição itinerante multilingue “As Aventuras do Pinóquio”.

Os bombeiros voluntários do Cadaval retomaram o transporte de doentes não urgentes, que tinha sido interrompido nos últimos dias de novembro pelo facto de um dos elementos ter testado positivo num teste à Covid-19. Neste período o serviço foi assegurado por outros operacionais.
Nos dias 13 e 20 de dezembro (domingo), integrado na animação de natal do Cadaval, realiza-se a iniciativa Mercado de Natal, com artesanato e produtos locais para venda, na Praça da República, das 10h00 às 13h30.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comunicou que um operacional da corporação testou positivo, o que levou a cancelar a atividade de transporte agendado de doentes, continuando a ser assegurado o socorro.

De acordo com a última informação reportada pela autoridade local de saúde do Cadaval registaram-se três falecimentos oficialmente imputados à doença Covid-19. Duas dessas situações de óbito respeitam a utentes do lar da Vermelha onde ocorreu recentemente um surto.

No sentido de ser cumprido o plano de pavimentações referente ao biénio 2020-2021, o Município do Cadaval já lançou a primeira fase, prevendo-se para breve o avanço da empreitada, orçada em mais de 638 mil euros.