Login  Recuperar
Password
  21 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Três Olhares” na Galeria de Exposições do Espaço Turismo

“Três Olhares” é a nova exposição coletiva de aguarelas na Galeria de Exposições do Espaço Turismo, nas Caldas da Rainha, de 7 a 28 de agosto.

04-08-2020 |

Reúne uma mostra de obras realizadas com a técnica da aguarela, em que estão reunidos, pela primeira vez em conjunto, os artistas plásticos Alcida Morais, António Bártolo e Cristina Mateus, três amigos que utilizam a vertente figurativa como forma de expressar o seu trabalho, sendo, no entanto, facilmente reconhecível o seu cunho pessoal.
Cristina Mateus trabalha preferencialmente a figura humana, de uma forma solta, com cores vibrantes, em que não há uma definição explícita dos contornos dos elementos que estão representados. Extrai da realidade uma visão mais ou menos etérea que pode ser descoberta ao percorrer os trabalhos presentes nesta Galeria.
António Bártolo preenche a sua alma de artista quando executa obras que retratam paisagens. Um artista inquieto, sempre atento às mutações que a sua alma vai exigindo, tendo normalmente por base, o recurso ao desenho rigoroso, mesmo que, durante o processo de pintura o “deixe cair”. Consegue, assim, dar uma nuance mais abstrata às obras que executa. No que toca à cor, pode ser um colorista muito vibrante ou pode utilizar uma paleta de tons mais pálidos e suaves para atingir os seus objetivos.
Alcida Morais tem, na figura humana, o tema com que mais se realiza nesta arte. Aprecia contornos definidos e a subtileza na passagem das áreas de luz e sombra está frequentemente presente. Mas, o seu ódio à rotina, faz com que se aventure também pela paisagem, por objetos do quotidiano e por tudo o que o seu olhar possa captar como sendo, para si, interessante. Nesta Galeria, independentemente do assunto retratado, possui uma paleta comum de cores.
Quando se observa o trabalho destes três artistas verifica-se que todos eles apresentam, em comum, aquilo que é essencial nesta técnica: a luz (a alma da aguarela), o contraste luz/sombra, a composição, a cor, bem como a sensação de leveza, transparência e suavidade.
A galeria está aberta de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 13h30 às 16h. As entradas são livres.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar