Login  Recuperar
Password
  7 de Agosto de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Bombarral
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Sopa de Bacalhau” venceu o Festival de Sopas da Delgada

Várias associações do concelho do Bombarral reuniram-se no passado dia 9 para mais uma edição do Festival de Sopas, promovido pelo Clube Recreativo Delgadense e pelo Grupo de Teatro Amador “Os Lendários”, da Delgada.

19-02-2020 |

Iniciativa na sede do Clube Recreativo Delgadense
Iniciativa na sede do Clube Recreativo Delgadense

O evento, que se realiza há cinco anos consecutivos, teve na sua génese a ideia de proporcionar às associações que quisessem participar a oportunidade de angariar fundos para as suas atividades.

Ao longo dos anos, a iniciativa tem mantido o sucesso, sendo uma vez mais de registar o elevado número de pessoas que se deslocou até à sede da associação da Delgada para saborear as diversas sopas que fizeram parte da ementa, como foi o caso do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, da vereadora Patrícia Pereira, entre outros autarcas. 

Nesta edição, para além das associações anfitriãs, o festival contou com a participação do Agrupamento de Escuteiros do Bombarral (secção dos Lobitos), a Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral, a Associação Recreativa e Desportiva dos Baraçais, o Centro Cultural, Desportivo e Recreativo de São Mamede, o Clube Desportivo do Bombarral e a União Cultural, Recreativa e Desportiva Poense.

Relativamente à ementa, dos Baraçais veio uma “Sopa de Ossos”, uma “Sopa de Bacalhau” e um “Bolo de Chocolate”, a Amigo Fiel apresentou um “Creme de Castanhas”, uma “Sopa de Abóbora”, uma “Tarte de Manga” e “Delícias de Côco”, enquanto o Clube Desportivo confecionou um “Creme de Marisco”, uma “Sopa de Peixe Alentejana”, tendo para sobremesa “Peras Bêbedas” e “Mousse Oreo”.      

Por sua vez, a coletividade de São Mamede, que participou no festival com o objetivo de angariar alguns fundos para a recuperação do palco da sua sede, apresentou uma “Sopa à Palhau”, uma “Sopa de Ameijoa com Espinafres”, enquanto as sobremesas foram o tradicional “Arroz Doce” e “Filhós”. 

Já a primeira secção do Agrupamento de Escuteiros aproveitou este evento para juntar mais algum dinheiro para a viagem que irá realizar a Assis, em Itália, juntamente com mais quatro centenas de lobitos de todo o país.

 “Sopa de Abóbora com feijão” e “Canja Saloia” foram as sopas apresentadas pelos escuteiros, às quais juntaram para sobremesa uma “Tarte de Amêndoa” e “Cheesecake”.

Quem também aproveitou o evento para angariar fundos, neste caso para a realização de obras na sua sede, foi a associação do Pó, que na sua ementa teve um “Caldo Verde”, uma sopa de “Espinafres com Grão”, um “Bolo de Bolacha” e “Serradura”.

No espaço do grupo de teatro da Delgada foi possível comer uma “Sopa de Peixe”, “Canja”, enquanto as sobremesas foram “Pudim”, “Farófias” e “Mousse de Chocolate”.

Para acompanhar as sopas, o Clube Recreativo Delgadense disponibilizou aos convivas diversos petiscos, nomeadamente moelas, carne frita, pataniscas, peixinhos da horta, entre outras iguarias.   

À semelhança das edições anteriores, a organização premiou as quatro melhores sopas do festival: três por votação dos elementos do júri e uma escolhida pelo público.

No que diz respeito às escolhas do júri, em primeiro lugar ficou a “Sopa de Bacalhau” da associação dos Baraçais, seguindo-se, em segundo, o “Creme de Marisco” do Clube Desportivo do Bombarral, e em terceiro a sopa de “Espinafres com Grão” da associação do Pó. Já o público escolheu a “Sopa de Peixe” do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários”.

O júri foi composto por Sérgio Pratas, da direção nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades, Ana Correia, do Clube Desportivo Delgadense, Joana Caetano, presidente da Junta de Freguesia da Roliça, e José Ribeiro, que é habitualmente o cozinheiro da festa anual da Delgada.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar