Login  Recuperar
Password
  25 de Janeiro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Cultura
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Rota de presépios por várias povoações de Vidais

A Rota de Presépios em Vidais, inaugurada no passado domingo, inclui doze representações de vários lugares da freguesia, numa iniciativa que envolve cerca de duas centenas de habitantes em torno de um objetivo comum: colocar Vidais no mapa das propostas natalícias com uma original e criativa mostra.

11-12-2019 | Francisco Gomes

Presépio da Associação Desportiva Recreativa dos Mosteiros
[+] Fotos
Presépio da Associação Desportiva Recreativa dos Mosteiros

Este ano estão a concurso onze presépios (o da junta não entra) espalhados pelas diversas povoações de Vidais e os mais votados recebem um prémio monetário. A votação será feita pelos autores (que atribuem pontuações aos outros presépios) no dia 11 de janeiro, antes da entrega de prémios na sede da junta.

Mas não é o prémio (350 euros para o 1º, diminuindo de 25 em 25 euros até ao 6º, e o restantes ficam todos ex-aequo com 150 euros), que move as pessoas. É o envolvimento e o orgulho na terra que motivam amigos e associações em torno desta iniciativa, que cativa pela criatividade, como foi possível presenciar por quem acompanhou a comitiva inaugural, no périplo pelas localidades, que é por si também um atrativo, por levar as pessoas a povoações menos frequentadas e com configurações interessantes. Percorrem-se vários quilómetros mas há um mapa afixado ao pé da junta de freguesia que facilita a deslocação. Embora possa ser vista a qualquer altura, é de noite que ganha maior fascínio. 

Participam os Moradores da Ribeira de Crastos, Amigos de Cortém, Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória, Associação Desenvolvimento Local da Carrasqueira, Associação Desportiva Recreativa dos Mosteiros, Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei, Associação Recreativa e Cultural da Matoeira, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Piedade, Colégio O Brinquinho, Catraios da Catequese, Moradores da Rabaceira e Junta de Freguesia de Vidais (presépio que não está a concurso).

Um itinerário possível, começando na junta de freguesia poderá ser: Junta de Freguesia de Vidais, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Piedade (no Largo de Nossa Senhora da Piedade, em Vidais, por detrás da junta de freguesia), Moradores da Ribeira de Crastos (na EN 114, junto à escola primária da localidade), Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei (Rua D. Afonso Henriques, junto à igreja), Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória (Rua do Rei Conquistador, junto à coletividade), Moradores da Rabaceira (junto à capela), Associação Desenvolvimento Local da Carrasqueira (Rua de Santa Bárbara, na antiga escola primária), Amigos de Cortém (Rua João Alves, no Largo do Moinho), Associação Recreativa e Cultural da Matoeira (Largo Joaquim Serafim, na Matoeira), Colégio O Brinquinho (EN114, na Matoeira), Associação Desportiva Recreativa dos Mosteiros (EN 114, em frente à capela da localidade), e Catraios da Catequese (junto à Igreja Paroquial Nossa Senhora da Piedade de Vidais). 

Esta sexta edição do concurso “Presépios da minha aldeia” pode ser vista até 6 de janeiro e segundo o presidente da junta, Virgílio Filipe, “o espírito continua muito bom e animado”.

“Este ano perdemos um presépio, que foi o Vidais Planta, que não quis concorrer por dificuldades de saúde, mas temos presépios de excelência e cada ano que passa melhoram”, manifestou.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar