Login  Recuperar
Password
  30 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Desporto
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Rafael Oliveira dá aulas de pilates em direto no Facebook e Instagram

Rafael Oliveira, diretor técnico no ginásio das Caldas Bestlife Fitness e instrutor de pilates no Oxygen Gym & Fitness, quer promover o bem-estar físico e mental das pessoas enquanto estão em casa durante a pandemia da Covid-19. Para isso iniciou aulas pelo https://www.facebook.com/rafael.oliveira.372 e Instagram (@master.rafa) para que “as pessoas que me acompanhavam nos ginásios ou outras pessoas que tenham interesse, possam continuar ou começar a fazê-lo”.

30-03-2020 | Marlene Sousa

Rafael Oliveira promove sem custos aulas de Pilates
Rafael Oliveira promove sem custos aulas de Pilates
Segundo este responsável, que recentemente terminou o seu doutoramento em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, “existem muitos efeitos nefastos para qualquer pessoa que tenha hábitos de treino físico e que agora, devido à pandemia, os cesse por completo. Assim, junta-se uma forma fácil e sem custos de treinar em casa e promover o bem-estar físico, psicológico e fisiológico”.
Dado os momentos difíceis em que a socialização presencial não é permitida “felizmente as redes sociais contribuem para evitar esta “anti-socialização”, promovendo a prática de atividade física”, disse o docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
A grande maioria dos técnicos de exercício ou ginásios adaptou-se a esta nova realidade e publica diariamente treinos com imagens ou vídeos. O que recomenda é que “procurem atividades que gostem, com profissionais devidamente certificados, e que pratiquem, no mínimo, trinta minutos diários de atividade física”.
O docente esclarece que não está a fazer desta atividade um negócio, pois “não ganho qualquer quantia financeira para o fazer e o meu único objetivo é poder ajudar, de alguma forma, quem está do outro lado”.
Rafael Oliveira não consegue precisar quantas pessoas fazem as suas aulas em direto, pois “não estou preocupado com isso, mas sim em explicar o conteúdo da aula”.
“Os oito princípios de Pilates são o alinhamento, relaxamento, respiração, consciencialização corporal, controlo, coordenação, fluidez de movimento e energia”, explicou o docente, acrescentando que também ajuda na prevenção de desequilíbrios musculares.
Esta técnica também faz o desenvolvimento da força de músculos estabilizadores (principalmente da coluna e da bacia), bem-estar e autoestima.
É uma atividade que pode ser praticada por várias faixas etárias, desde que adaptadas “às necessidades de cada um”.
O docente interessou-se por este método “por verificar que existia possibilidade no mercado de trabalho na zona das Caldas da Rainha, onde achei que teria algum espaço de intervenção”. “Uma vez que os feedbacks foram bons, acabei por continuar a investir e a atualizar-me para conseguir melhorar a minha oferta”, contou.
Rafael Oliveira iniciou aulas de Pilates em 2013 para funcionários administrativos na prisão de Caldas da Rainha, onde se deslocava por estar envolvido no “Programa Revive+”, como voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em 2014 começou a trabalhar no ginásio “To Be Fit”, que desde 2015 passou a Oxygen Gym & Fitness. Em 2015 também começou no ginásio BestLife Fitness. No ano letivo de 2019-2020 foi convidado a lecionar Pilates na Escola Superior de Desporto de Rio Maior pela professora que o formou nesta área.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar