Login  Recuperar
Password
  17 de Agosto de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Bombarral
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Programa DAR ocupou crianças carenciadas na Páscoa

O Município do Bombarral promoveu, durante o período das férias da Páscoa, mais uma edição do programa DAR – Desporto, Atividades e Refeições, o qual contou com a participação de 25 crianças.

11-04-2018 |

Exercícios práticos de arqueologia
Exercícios práticos de arqueologia
Vocacionado para as crianças do 1º ciclo, oriundas de agregados familiares com maiores dificuldades económicas, o programa DAR inclui a realização de diversas atividades, proporcionando aos participantes a oportunidade de ocuparem as férias escolares de forma lúdica e pedagógica, bem como o fornecimento de refeições.
Uma das várias iniciativas programadas foi a atividade “Arqueologia: Há vida no Palácio!”, que teve lugar no dia 28 de março no Museu Municipal, através da qual os participantes puderam ficar a conhecer um pouco da história das famílias nobres da vila do Bombarral e a sua vivência palaciana durante a época moderna e contemporânea.
Experimentaram ainda exercícios práticos de arqueologia no relvado e nos claustros do Palácio do Gorjão, tendo a arqueóloga municipal, Cláudia Manso, promovido o ensino de técnicas de prospecção de superfície, incentivando-os a procurar peças de puzzle que compunham imagens de marmitas, caçoilas, jarros, púcaros, cântaros, alguidares, tachos, lucernas e outros objectos cerâmicos usados na cozinha e à mesa entre os séculos XVI e XVIII.
A presença de uma tampa sepulcral no recinto do Museu Municipal foi ainda mote para o ensaio do calque, técnica tradicionalmente utilizada no registo epigráfico em que a aplicação de folhas de papel humedecido sobre as inscrições permite, após secagem, a recolha da informação em relevo no verso dessas folhas.
Ao longo das duas semanas em que decorreu o programa DAR, os participantes praticaram diversas modalidades desportivas, entre as quais natação, participaram num Atelier Colorido, no qual pintaram ovos de esferovite, e num Atelier Doce, que consistiu na confecção de salame de chocolate em forma de coelhinhos, e realizaram uma visita às Grutas de Mira D’Aire e ao Castelo de Porto de Mós.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar