Polícia Marítima detém pescadores de “meixão” em Salir do Porto
A Polícia Marítima da Nazaré realizou, durante a madrugada do passado dia 16, mais uma operação de combate a pesca ilegal de “meixão”, no rio Tornada, em Salir do Porto, e no Rio Lis, na Praia da Vieira.
21-02-2018 |
Francisco Gomes
|
|
|
| Para além do “meixão” foi apreendida uma rede de grandes dimensões |
Esta operação resultou na identificação de três indivíduos em flagrante delito e na apreensão de cerca de 600 gramas de “meixão” e de diversos apetrechos destinados àquela pesca (“capinetes”, recipientes, estacas, entre outros), alguns dos quais foram deixados na margem do rio Tornada por pescadores furtivos que, ao se aperceberem da presença da Polícia Marítima, se colocaram em fuga, abandonando o material.
No rio Lis, as equipas da Polícia Marítima, realizaram buscas, as quais culminaram com a apreensão de uma rede de grandes dimensões, que continha no saco cerca de 25 quilos de meixão.
Todo o pescado apreendido, a fim de não comprometer a sua sobrevivência, foi devolvido ao seu habitat natural. Os três indivíduos identificados foram constituídos arguidos e notificados para comparecer no Tribunal das Caldas da Rainha.
A enguia europeia, cujo termo “meixão” designa o seu estado final da fase larvar, no momento da transição do meio marinho para o continental, onde se irá processar a fase juvenil de crescimento, tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos. Por esta razão Portugal proíbe a sua pesca. A sua captura é qualificada como crime de “danos contra a natureza”.
Tags: