Login  Recuperar
Password
  25 de Março de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Os melhores cartoons do mundo vão estar expostos no CCC

Caldas da Rainha vai receber pelo terceiro ano consecutivo o grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, o World Press Cartoon (WPC). Trata-se da 14ª edição de um salão de projeção global que todos os anos seleciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo. As obras vencedoras do World Press Cartoon 2019, provenientes de vários países, vão estar expostas no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, a partir de 4 de maio, depois da Gala onde serão anunciados os prémios e onde decorrerá um espetáculo com atuação, entre outros, do comediante Pedro Tochas.

13-02-2019 | Marlene Sousa

Este ano concorreram 900 trabalhos que foram avaliados por um júri presidido pelo cartoonista António Antunes e que inclui a espanhola Maria Picassó, o brasileiro Cássio Louredano, o argentino Óscar Grillo e o português Manuel Peres
Este ano concorreram 900 trabalhos que foram avaliados por um júri presidido pelo cartoonista António Antunes e que inclui a espanhola Maria Picassó, o brasileiro Cássio Louredano, o argentino Óscar Grillo e o português Manuel Peres
Este ano concorreram 900 trabalhos que foram avaliados por um júri presidido pelo cartoonista António Antunes e que inclui a espanhola Maria Picassó, o brasileiro Cássio Louredano, o argentino Óscar Grillo e o português Manuel Peres.
O WPC é o maior evento de desenho de humor na imprensa internacional. Todos os anos são selecionados e premiados os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo, abrangendo também as publicações online.
O júri do WPC esteve reunido nas Caldas da Rainha, de 9 a 12 de fevereiro, para selecionar os desenhos vencedores.
A seleção foi feita a partir de editoriais e desenhos de humor, obras em que os cartoonistas retrataram o mundo em 2018.
As obras selecionadas serão agora emolduradas e trabalhadas para integrarem um catálogo, mantido em segredo até à Gala de entrega dos prémios, prevista para o dia 4 de maio no grande auditório do CCC.
Na exposição no CCC que estará patente até julho, poderão ser vistos 281 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que satirizam os acontecimentos e personalidades do mundo. Donald Trump, Vladimir Putin, Kim Jong-Un, Theresa May e o Brexit foram os alvos preferenciais dos cartoonistas.
António Antunes, responsável pela organização do WPC que está ligado às Caldas da Rainha, disse que este “salão de desenho de humor na imprensa é reconhecido como o melhor do mundo nesta área”.
Oscar Grillo, animador, ilustrador, artista plástico que vive em Londres desde 1971, destacou a importância do WPC “num mundo onde o desenho em papel vai desaparecendo cada vez mais, substituído pelo eletrónico”. Para Oscar Grillo a caricatura é uma forma de sátira e os seus favoritos são “os que transmitem algum afeto”.
A ilustradora especializada em caricatura, Maria Picassó, sublinhou a qualidade dos trabalhos e como são “oriundos de vários países dá apreciar as várias formas como veem os acontecimentos e personalidades do mundo”.
Considera este evento importante uma vez que “dá mais notoriedade aos artistas e às suas caricaturas, que só publicadas nos jornais não chegavam a tanta gente”.
O caricaturista Cássio Louredano foi em 2008 júri do WPC, em Sintra. Onze anos depois considera que esta iniciativa é “o salão de humor mais importante do mundo e para onde são enviados os melhores trabalhos”.
Foi com o apoio da Câmara das Caldas, com cerca de 180 mil euros, que este evento veio para as Caldas da Rainha.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar