Login  Recuperar
Password
  5 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Orquestra Juvenil apresenta cd “Happy Moments”

No próximo dia 3, pelas 17h30, no Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos, irá ser apresentado o cd “Happy Moments”.

30-01-2018 |

Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense
Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense
Este cd é o resultado do trabalho desenvolvido pela Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO).
A Orquestra foi criada a 3 de Fevereiro de 2010, por iniciativa da direção da coletividade e do maestro da Banda, João Jesus.
Nasceu com o objetivo de ser um primeiro patamar para os jovens alunos da escola de música, que já demonstravam algum domínio técnico do seu instrumento, tendo em vista a sua futura integração na Banda. A ideia passava por criar um desafio intermédio que os preparasse musicalmente para esse futuro. Nesta estrutura teriam oportunidade de contactar pela primeira vez com as dinâmicas intrínsecas aos ensaios coletivos, à leitura e interpretação musical conjunta, bem como com as apresentações públicas.
Parecendo, à primeira vista, um passo lógico, fácil e de alcance limitado, a verdade é que a Orquestra revolucionou a vida da SMRO.
O serão da quarta-feira, anteriormente dedicado ao segundo ensaio da Banda, passou a ser o seu dia de ensaio; investiu-se em repertório adequado ao nível de execução e o plano anual de atividades passou a integrar as apresentações da Orquestra Juvenil. À medida que foi crescendo, em qualidade e em número de elementos, aumentaram as solicitações desta Orquestra, que começou a ganhar o seu espaço e a criar a sua identidade própria.
Em 2013, com a chegada de uma nova direcção e do maestro João Raquel, a dinâmica da Orquestra Juvenil foi elevada a outro nível. Respeitando a ideia de base, de proporcionar preparação musical aos jovens para a futura integração na banda, o conceito musical evoluiu para um repertório de forte atualidade, tendo-se tornado as apresentações públicas mais frequentes e mais exigentes do ponto de vista da execução musical.
Nos últimos quatro anos, a média anual de ensaios é superior a 40 e a de concertos ultrapassa 20.
As apresentações musicais proporcionaram experiências nacionais e internacionais, visitas a cidades, museus, monumentos, contactos com agrupamentos musicais e maestros diferentes, estreia mundial de composições, intercâmbios, organização de convívios e dinâmicas de aquisição de fundos, colaborações de caráter social, desafios de interpretações musicais, concursos, gravações, intervenções na rádio e televisão nacionais e a tudo isto juntou-se um forte cunho na vertente social, concretizado nas oportunidades de conhecimento e experimentação de realidades diferentes, de contacto com outros espaços, pessoas, histórias e dinâmicas.
O cd que agora se apresenta é a perpetuação dos frutos deste ciclo de oito anos, com momentos felizes nos diferentes passos do percurso.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar