Login  Recuperar
Password
  27 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Ocorrências
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Operação que desmantelou venda ilegal de armas teve buscas na Nazaré

Após buscas em vários concelhos, um dos quais a Nazaré, a Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, no decurso da operação “Ferro e Fogo”, identificou e deteve três homens, constituindo arguidos outros onze, no âmbito de um processo de aquisição, transformação e venda ilícita de armas de fogo e munições.

21-07-2020 |

A operação foi desenvolvida em três fases pela Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, com a colaboração de operacionais dos Departamentos de Investigação Criminal de Leiria e Guarda, bem como de elementos do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana das Caldas da Rainha e Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz. Esta ação representou o culminar de uma investigação iniciada há cerca de dois anos, tendo sido efetuados buscas nos concelhos de Soure, Figueira da Foz e Nazaré.
Um dos arguidos, a coberto de uma licença de colecionador, que o habilita a possuir armas de fogo devidamente legalizadas, dedicava-se à aquisição, transformação e venda ilícita de armas de fogo e munições, que fornecia a inúmeros indivíduos residentes em várias zonas do país.
No decurso das diligências, foram apreendidas ao principal suspeito armas de fogo indocumentadas, transformadas e em processo de transformação, uma arma de fogo dissimulada sob a forma de outro objeto (caneta pistola), silenciadores, partes essenciais de arma de fogo, armas brancas proibidas (facas de abertura automática e ponta e mola), bastões extensíveis, engenhos explosivos civis (detonadores pirotécnicos e elétrico) e explosivo civil (cordão detonante).
Para além das detenções, no decurso das 21 buscas domiciliárias realizadas, entre outros artigos, foi apreendido um total de 27 armas longas/espingardas (caçadeiras, carabinas e uma espingarda automática), 32 pistolas (de calibre 9mm, 7,65mm, 6,35mm, 45 e .22), 21 revólveres (de calibre 357 magnum, .44, .38, .32 e .22), sete pistolas transformadas e/ou em fase de transformação, uma caneta pistola, oito armas de alarme (que podem ser convertidas em armas de fogo), quatro reproduções de arma de fogo, quatro armas brancas proibidas, dois bastões extensíveis, dois silenciadores, sete detonadores, 27 metros de cordão detonante, 24 metros de cordão lento (rastilho) e mais de 9200 munições de calibres variados.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 35 e os 61 anos, um dos quais já referenciado pela prática de ilícitos criminais relacionados com armas de fogo, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação, tendo sido aplicada a um dos arguidos a medida de prisão preventiva e aos restantes dois a medida de apresentações periódicas às autoridades.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar