Login  Recuperar
Password
  11 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Peniche
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Mostra Internacional de Rendas de Bilros

A Câmara Municipal de Peniche vai realizar, de 20 a 23 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento tem como principal objetivo consagrar a mulher rendilheira e dignificar o engenho do seu labor enquanto legado cultural de extrema importância para a identidade das gentes de Peniche.

20-07-2017 | Mariana Sousa

O vice-presidente da Câmara, Jorge Amador, aponta que é um dos ”maiores eventos dedicado a esta arte na Europa”
[+] Fotos
O vice-presidente da Câmara, Jorge Amador, aponta que é um dos ”maiores eventos dedicado a esta arte na Europa”
A edição de 2017 contará com centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo, com uma oficina de técnicas internacionais de execução de rendas de bilros dinamizada pela comitiva da Polónia, no Fórum Multiusos de Serra D’El Rei, com a divulgação de resultados do XXV Concurso de Renda de Bilros de Peniche e com um vasto programa de animação.
“Por ser um evento que tem vindo a afirmar-se como um dos maiores eventos dedicado a esta arte na Europa, tem conseguido atrair um número significativo de visitantes e turistas para o concelho de Peniche e para a região, acarretando benefícios não só sociais e económicos mas também ao nível da diferenciação do território pelo seu atrativo cultural”, disse o vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Amador.
A aposta na apresentação de novos conceitos, usos e funcionalidades da renda de bilros de Peniche tem sido a tónica nas várias edições deste evento, desde o ano de 2010, pela sua importância na salvaguarda e garante da sustentabilidade desta arte tradicional que se vê marcada por uma forte concorrência no mercado.
Este ano ficará marcado pelo lançamento de um produto de pastelaria inspirado na renda de bilros de Peniche com integração de macroalgas marinhas e pela apresentação de projetos de design urbano e de produto alusivos à identidade local por parte dos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (20 de julho, 11h30, no Auditório da Câmara Municipal de Peniche).
Especial destaque também para os desfiles “Rendas na Moda” cuja apresentação de criações nacionais (Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios) e internacionais com Rendas de Bilros terão lugar no Jardim público, nos dias 22 e 23 de julho, pelas 22h00 e 15h00, respetivamente.
Segundo o autarca, a renda de bilros de Peniche tem vindo a posicionar-se de modo muito incisivo quer ao nível nacional, quer ao nível internacional. “No contexto internacional, a Renda de Bilros de Peniche esteve presente em vários eventos de renome, em diversas sessões para apresentação de boas práticas na área da promoção e valorização artesanal, com especial destaque para a presença na Expomilão e para a apresentação de toda a Estratégia Municipal de Promoção e Valorização da Renda de Bilros”, adiantou Jorge Amador.
Estão presentes delegações de cerca de 25 países.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar