Login  Recuperar
Password
  6 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Máscaras de uso social reutilizáveis ilustradas pelo cartoonista Bruno Prates

Em tempos de epidemia da Covid-19, a Academia Desenhos do Bruno, que tem como mote principal o desenho, decidiu adaptar as suas ilustrações às máscaras de proteção de uso social reutilizáveis e laváveis, que são confecionadas pelo projeto “Duas de Mão”. Do catálogo fazem parte máscaras com desenhos pré-definidos, como animais e super-heróis, ou caricaturas, caras da equipa Palhaços d'Opital e ainda “alguns desenhos que me vêm à ideia”, como por exemplo uma ilustração de Camões.

26-05-2020 | Mariana Martinho

Exemplos de máscaras decoradas com desenhos da autoria do cartoonista
[+] Fotos
Exemplos de máscaras decoradas com desenhos da autoria do cartoonista
Apesar de alguns projetos terem ficado a “aguardar melhores dias”, e da academia ter encerrado temporariamente as portas, o cartoonista caldense Bruno Prates nunca parou, continuando a dar aulas de cartoon, banda desenhada, ilustração e caricatura a partir de casa, e a produzir ilustrações em diversos materiais, como t-shirts, canecas ou molduras.
A par disso decidiu aceitar mais uma vez “as sugestões e os pedidos por parte de amigos, clientes e seguidores das redes sociais”, para adaptar os seus desenhos às necessidades das pessoas neste momento. “Quase todos os produtos personalizados que tenho feito começam por sugestões e pedidos de pessoas que me seguem nas redes sociais, e de acordo com as sugestões vou adequando a minha identidade gráfica aos diferentes pedidos”, explicou o professor, que depois de alguns contactos associou-se ao projeto “Duas de Mão”, que já confecionava máscaras desde o início de abril. “A Sónia Matos expôs os seus trabalhos de costura criativa na galeria da academia em junho do ano passado e ficámos fãs da forma profissional como encara a costura e a criatividade. E o facto de já produzir máscaras também acabou por contribuir bastante na escolha da parceria”, referiu Bruno Prates.
Após pesquisas e alguns protótipos de desenhos, o cartoonista há cerca de três semanas divulgou que ia começar a vender máscaras personalizadas. Atualmente, não tem mãos a medir. Até à data, esta parceria já produziu cerca de 30 máscaras decoradas com desenhos da autoria do cartoonista, que podem ser “desenhos pré-definidos como animais, super-heróis, unicórnios ou então com caricaturas a partir de uma fotografia e desenhos que me vêm à ideia”. “É como se a inspiração se dividisse em duas partes - os pedidos específicos dos clientes e o mundo que me rodeia”, explicou Bruno Prates.
Com diferentes ilustrações, as máscaras são invariavelmente feitas com duas camadas de tecidos 100% algodão e são, por isso, respiráveis. No interior, contam com filtros em TNT 80 gramas, que ajudam a filtrar as gotículas.
Neste momento, a academia e as “Duas de Mão” trabalham apenas por encomendas, não fazendo stock das máscaras, que por sua vez são confecionadas à mão. Como tal, as encomendas podem ser feitas através das redes sociais (https://www.facebook.com/desenhosdobruno) ou pelo telefone (912215651), e e-mail (desenhosdobruno@gmail.com). A partir do dia 2 de junho as encomendas também podem ser feitas presencialmente nas instalações da academia.
Recentemente, Bruno Prates foi igualmente desafiado a personalizar mais de uma centena de máscaras pediátricas, que foram entregues há duas semanas a` Urgência de Pediatria do Hospital das Caldas. “Desde que se começou a falar em confinamento que andava a magicar uma forma de melhorar o dia das pessoas através dos meus desenhos. E num domingo, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S.Gregório, Vítor Marques, ligou-me a propor o desafio e percebi logo que era essa a melhor forma de o fazer”, explicou o cartoonista caldense, que contou com a ajuda dos seus alunos para concretizar este projeto, tendo os alunos contribuído com alguns desenhos para as máscaras doadas.
Para Bruno Prates, “além do fascinante processo de experimentação que implica desenhar num material diferente do papel (TNT), também ficou-me a noção de proporcionar a humanização de um objeto (máscara) estranho a crianças que visitem a pediatria do nosso e outros hospitais, e ainda permitiu semear o sentido de missão junto dos meus alunos”. “É importante percebermos que o desenho pode assumir um papel bastante positivo na vida de quem o frui e de quem o faz”, frisou o responsável pela Academia Desenhos do Bruno.
A nível pessoal, Bruno Prates também colaborou com a associação Palhaços D’Opital através da ilustração de máscaras para a equipa, que foram “cuidadosamente costuradas pela Duas de Mão”. “Esta foi mais uma forma de contribuir para a nobre missão do projeto, no qual participo há cerca de cinco anos”, frisou, adiantando que 30% da venda das máscaras com desenhos da equipa Palhaços d' Opital reverte a favor da associação.
Além das máscaras, Bruno Prates está atualmente a preparar o regresso das aulas às instalações da academia, que numa primeira fase irão ter apenas três blocos de aulas por dia, com a duração de 90 minutos, começando às 15h00 e terminando às 19h30. Projeta também uma forma de ilustrar os 75 anos do café Bordalo, situado no Bairro da Ponte, e uma exposição final de ano letivo prevista para o Museu do Hospital e das Caldas.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar