Login  Recuperar
Password
  30 de Outubro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Funcionamento dos estabelecimentos em tempo de pandemia

Maioria dos Municípios do Oeste fixa entre as 9h e 23h mas lei permite exceções

A Resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de contingência no âmbito da pandemia da Covid-19 determina que os estabelecimentos que retomaram a sua atividade ao abrigo de resoluções anteriores relativamente à mesma matéria não podem abrir antes das 10h, mas tal não se aplica ao vasto leque que nunca encerraram, a diversas atividades que constituem exceção e aos estabelecimentos cujos horários de abertura e fecho foram determinados pelos presidentes de câmara, o que na região Oeste, regra geral, se verificam, respetivamente, às 9h e às 23h.

19-09-2020 | Francisco Gomes

Devido à pandemia de Covid-19 foram reformulados os horários de funcionamento do comércio e serviços
Devido à pandemia de Covid-19 foram reformulados os horários de funcionamento do comércio e serviços
Existe um vasto leque de estabelecimentos que nunca encerraram e que, por essa razão, não retomaram a atividade ao abrigo dessas resoluções. A estas atividades não se aplicará a mais recente medida. Excetuam-se igualmente da interdição de abertura antes das 10h os salões de cabeleireiro, barbeiros, institutos de beleza, restaurantes e similares, cafetarias, casas de chá e afins, escolas de condução e centros de inspeção técnica de veículos, bem como ginásios e academias.
Assim, os seguintes estabelecimentos e atividades poderão abrir ao público antes das 10h:·Atividades de produção e distribuição agroalimentar; Atividades de limpeza, desinfeção, desratização e similares; Atividades funerárias e conexas; Cafetarias, casas de chá e afins; Centros de atendimento médico-veterinário; Centros de inspeção técnica de veículos; Drogarias; Escolas de condução; Estabelecimentos de lavagem e limpeza a seco de têxteis e peles; Estabelecimentos de Comércio, manutenção e reparação de velocípedes, veículos automóveis e motociclos, tratores e máquinas agrícolas, navios e embarcações, bem como venda de peças e acessórios e serviços de reboque.
Nas mesmas condições estão estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor (rent-a-cargo) e de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent-a-car), podendo, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita encerrar à 01h e reabrir às 06h; Estabelecimentos de produtos cosméticos e de higiene; Estabelecimentos de produtos médicos e ortopédicos; Estabelecimentos de produtos naturais e dietéticos; Estabelecimentos de venda de animais de companhia e de alimentos e rações; Estabelecimentos de venda de combustíveis para uso doméstico; Estabelecimentos de venda de flores, plantas, sementes e fertilizantes e produtos fitossanitários químicos e biológicos; Estabelecimentos de venda de material de rega e produtos relacionados com a vinificação, assim como material de acomodação de frutas e legumes; Estabelecimentos de venda de medicamentos veterinários; Estabelecimentos de venda de produtos fitofarmacêuticos e biocidas; Estabelecimentos de venda e reparação de eletrodomésticos, equipamento informático e de comunicações; Estabelecimentos turísticos, exceto parques de campismo, podendo aqueles prestar serviços de restauração e bebidas no próprio estabelecimento exclusivamente para os respetivos hóspedes.
O mesmo se aplica a farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica; Frutarias, talhos, peixarias, padarias; Ginásios e academia; Jogos sociais; Lojas de ferragens e estabelecimentos de venda de material de bricolage; Lotas; Mercados, nos casos de venda de produtos alimentares; Minimercados, supermercados, hipermercados; Oculistas; Papelarias e tabacarias; Postos de abastecimento de combustível e postos de carregamento de veículos elétricos; Prestação de serviços de entrega ao domicílio; Prestação de serviços de execução ou beneficiação das Redes de Faixas de Gestão de Combustível. Prestação de serviços de manutenção e reparações ao domicílio; Prestação de serviços de segurança ou de vigilância ao domicílio; Prestação de serviços médicos ou outros serviços de saúde e apoio social, incluindo consultórios e clínicas; Restauração e bebidas, incluindo confeção de refeições prontas a levar para casa; Salões de cabeleireiro, barbeiros e institutos de beleza.
Estão ainda incluídos os serviços bancários, financeiros e seguros; Serviços habilitados para o fornecimento de água, a recolha e tratamento de águas residuais e ou de resíduos; Serviços públicos essenciais e respetiva reparação e manutenção (água, energia elétrica, gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados, comunicações eletrónicas, serviços postais, serviço de recolha e tratamento de águas residuais, serviços de recolha e tratamento de efluentes, serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos e de higiene urbana e serviço de transporte de passageiros); Venda itinerante.
Para todas as restantes atividades e estabelecimentos, o presidente da câmara municipal territorialmente competente pode, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança com competência no território (PSP ou GNR), fixar um horário de abertura anterior às 10h.
Entre os Municípios da região Oeste que definiram horários com abertura a partir das 9h e encerramento até às 23h encontram-se Alcobaça, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Nazaré e Sobral de Monte Agraço.
Óbidos definiu a abertura às 10h e o encerramento até às 23h, enquanto Torres Vedras marcou possibilidade de abertura às 8h e encerramento até às 23h.
Em Arruda dos Vinhos a abertura fica sem alteração. Os estabelecimentos comerciais do concelho podem manter o seu horário de funcionamento no que concerne ao horário de abertura. Os salões de cabeleireiro, barbeiros, institutos de beleza, cafetarias, casas de chá e afins, escolas de condução e centros de inspeção técnica de veículos, bem como ginásios e academias poderão abrir às 9h. O encerramento é às 23h.
No Bombarral é possível a abertura às 9h. Com exceção dos estabelecimentos de restauração e bebidas, mantêm-se os horários de funcionamento dos restantes estabelecimentos de acordo com o constante nas respetivas licenças de utilização, com os devidos ajustes e restrições decorrentes da legislação atualmente em vigor, designadamente da última Resolução do Conselho de Ministros.
Na Lourinhã, a abertura faz-se sem alteração. Os estabelecimentos comerciais do concelho podem manter o seu horário de funcionamento no que concerne à abertura. O encerramento terá de ser até às 23h.
Em Peniche foi determinado que se mantém o horário de abertura que se encontrar licenciado, salvo nos casos em que a lei o proíba. Os estabelecimentos têm de encerrar até às 23 horas.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar