Login  Recuperar
Password
  19 de Novembro de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Latitudes” - encontro de literatura e viajantes em Óbidos

Entre 26 e 29 de abril, Óbidos vai receber o “Latitudes”, o segundo encontro de literatura e viajantes. Viagens escritas, faladas, ilustradas e animadas são algumas das propostas de um fim-de-semana que vai reunir em Óbidos nomes sonantes da literatura e das viagens. Haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas sem tempo. É dado ainda o pontapé de saída para o Ano Magalhânico, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação que Fernão Magalhães fez entre 1519 e 1522.

27-04-2018 |

A jornalista e escritora brasileira Lívia Aguiar está em residência literária em Óbidos e irá, durante o evento, realizar um worskhop para quem deseje produzir textos e imagens a partir da errância das ruas de Óbidos.
No âmbito da parceria com Granada, Cidade Criativa da Literatura, estará presente a poeta e narradora Begoña Calejón que está, de igual forma, a fazer uma residência literária em Óbidos.
Os Urban Sketchers Portugal e o Grupo do Risco vão ocupar o átrio do Auditório Municipal da Casa da Música com uma exposição intitulada “Óbidos Vista pelos UrbanSketchers”. Vão também promover outras atividades, como a conferência “Viagem pela América Latina”, por Eduardo Salavisa, o worskhop “Composição poética”, por Bruno Vieira, ou a conferência “Tempos e espaços de viagem no espaço heterotópico do caderno”, por Marco António Costa. O Grupo do Risco promove iniciativas como a apresentação do livro “Expedição Príncipe”, edição Príncipe Trust, ou a Conferência “Olhares em redor do património cruzado de Portugal e Marrocos”, por José Paula.
Pedro Mota e David Rollán irão apresentar, na Galeria da Casa José Saramago, a exposição de fotografia “A Latitude do Olhar”, promovendo uma mesa redonda sobre a mesma com Alexandre Coutinho. Também neste espaço se poderão ouvir os testemunhos de três dos líderes da agência de viagens The Wanderlust.
Patricia Campos, técnica cardiopneumologia durante onze anos, largou tudo para conhecer o mundo. Viajou sozinha pela américa latina, durante onze meses, o que resultou num livro que irá apresentar neste evento.
Miriam Augusto trocou a medicina legal pelas viagens e, em 2014, fundou a The Wanderlust.
Tiago Fidalgo, que conjuga a formação de equipas de futebol com as viagens, com a sua esposa percorreu 34 países (50 mil quilómetros) à boleia, durante 16 meses. Gastou cerca de 7€ por dia.
José Manuel Marques, presidente da Estrutura de Missão das Comemorações Magalhânicas, e Gérman Guerrero, embaixador do Chile em Portugal, vão estar à conversa sobre “Fernão de Magalhães – Do Atlântico ao Pacífico”, moderada pelo jornalista João Ferreira Oliveira.
Haverá lugar, também, para a apresentação de projetos cinematográficos de Albert Flechoso, realizador da “Odisseia das especiarias”, de António Galey, realizador de “O Mundo de Magalhães”, produzidos por Fernando Centeio, Zulfimes.
Raquel Ochoa, vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís em 2009, e com vários romances publicados, fará um workshop de Escrita Criativa, gratuito, no dia 27 de abril.
Para os mais pequenos, as oficinas “Piratas a Bordo! Embarcar na Circum-Navegação” abordam temas como as Coordenadas, astronomia, navegar – trajeto de ponto A a B, mapa, ponto geográfico – Óbidos, herbário, cheiros – especiarias, movimento – mar/barco, sons. Estas atividades são também gratuitas.
No primeiro dia do “Latitudes” haverá um concerto de música chilena do séc. XX, com composições para guitarra, de Violeta Parra, com Alejandro Escobar, transportando-nos para outros lugares e imaginários.
O “Latitudes” encerra no dia 29 de abril com uma apresentação performativa do livro “Silêncio”, por João Francisco Vilhena e Pedro Oliveira.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar