Login  Recuperar
Password
  31 de Março de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Ruas nas Caldas desinfetadas

As ruas de maior afluência no concelho das Caldas da Rainha estão a ser alvo de higienização de forma a minimizar as possíveis linhas de contágio do Covid-19. Esta medida de desinfeção segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

23-03-2020 | Francisco Gomes

Desinfeção na cidade
Desinfeção na cidade
Os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha em articulação com as Juntas de Freguesia estão a proceder à limpeza e higienização dos principais locais suscetíveis de passagem de pessoas. É uma medida de combate à propagação do Covid-19.
“Procuraremos chegar às várias zonas do concelho, mas maioritariamente junto de estabelecimentos que vão continuar abertos e locais de maior frequência de pessoas. Estamos a utilizar hipoclorito de sódio diluído em água nas quantidades recomendadas pela DGS”, manifestou Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, comentou que “temos de arranjar maneira de quebrar a transmissão do vírus e por isso os sítios de maior aglomeração têm ser desinfetados”.
As ruas estão no entanto desertas por causa do estado de emergência. “Por um lado é uma tristeza ver as ruas assim, mas faz-me sentir orgulho dos fregueses. Temos de fazer a nossa parte para travar esta batalha”, disse Jorge Varela.
Entretanto, o Serviço Municipal de Protecção Civil das Caldas da Rainha recomenda alguns procedimentos de prevenção e controlo, nomeadamente no que respeita à limpeza e desinfeção de superfícies e espaços privados.
Para desinfeção de superfícies é aconselhado o uso de lixívia (hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação.
Na limpeza e desinfeção de superfícies, diluir em água na proporção de uma medida para 45 medidas iguais de água (exemplo: um litro de hipoclorito para 45 litros de água). Na limpeza e desinfeção de espaços exteriores, diluir em água na proporção de uma medida, para nove medidas iguais de água (exemplo: um litro de hipoclorito para nove litros de água).
O mobiliário poderá ser desinfetado após a limpeza, com desinfetante ou com álcool a 70º.
Deve-se usar sempre máscara, luvas e equipamento adequado (bata, fato-macaco ou avental) na diluição e aplicação do produto.
As superfícies devem ser limpas diariamente e mais do que uma vez por dia, consoante avaliação das necessidades caso a caso.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar