Login  Recuperar
Password
  24 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Os melhores cartoons do mundo vão estar expostos no CCC

A próxima edição do World Press Cartoon (WPC) - a décima quinta - continua a realizar o seu principal evento nas Caldas da Rainha. Trata-se de um salão de projeção global que todos os anos seleciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo.

12-02-2020 | Marlene Sousa

Júri do World Press Cartoon reunido nas Caldas para apreciar desenhos
Júri do World Press Cartoon reunido nas Caldas para apreciar desenhos

Este ano concorreram cerca de 1000 trabalhos que foram avaliados por um júri presidido pelo cartoonista António Antunes que é também diretor do salão, e que inclui Jacuk Wiejacki (Polónia), Osmani Simanca (Cuba), Sabine Glaubitz (Alemanha) e Jean-Michel Renault (França).

Os elementos que compõem o júri estiveram na segunda e terça-feira passadas reunidos no Centro Cultural e de Congressos para apreciar os desenhos provenientes de vários países que se apresentaram a concurso este ano. Editorial, caricatura  e desenho de humor são as categorias avaliadas.

Donald Trump, Bolsonaro  e o Brexit (Boris Johnson) foram os alvos preferências dos cartoonistas.

As obras vencedoras do WPC 2020 vão estar expostas no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a partir de 9 de maio, depois da Gala onde serão também anunciados os prémios, num espetáculo de música e humor com a presença dos autores premiados.

António Antunes, responsável pela organização do WPC que está ligado às Caldas da Rainha, disse que este salão de desenho de humor na imprensa “é reconhecido como o melhor do mundo nesta área”. 

“Distinguir, expor, divulgar e premiar os melhores desenhos publicados na imprensa mundial ao longo de um ano continua a ser a nossa missão”, salientou o responsável. 

São caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, obras que nascem em diferentes culturas onde os cartoonistas retratam o andar do mundo com as suas armas de eleição: a ironia e um olhar crítico. 

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a jornalista Sabine Glaubitz, que é alemã mas reside em França, considerou esta iniciativa importante, apontando que os cartoonistas “têm um papel difícil porque expressam os seus sentimentos num desenho”. 

Jacuk Wiejacki, da Polónia, desenhador, destacou a qualidade dos trabalhos e como são “oriundos de vários países dá para apreciar as várias formas como veem os acontecimentos e personalidades do mundo”. 

Sublinhou que este evento “dá mais notoriedade aos artistas e suas caricaturas, que só publicadas nos jornais não chegavam a tanta gente”. 

Na exposição no CCC, que estará patente até julho, estarão cerca de 300 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que satirizam os acontecimentos e personalidades do Mundo

Rigor e qualidade que são a marca identitária desta organização, com a estrutura de prémios monetários das últimas edições, incluindo um grande prémio de 10.000 euros. 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar