Login  Recuperar
Password
  25 de Junho de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Glaucoma – Uma das principais causas da cegueira

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira, é uma doença ainda desconhecida por muitos, mas é certo que o facto de ser “silenciosa” provoca a perda progressiva do campo visual,sem qualquer tipo de aviso, chegando a fases mais avançadas, levando à perda total de visão irreversível.

16-04-2019 |

De uma forma geral, existem dois tipos de glaucoma, a aguda e a crónica. A forma aguda de glaucoma manifesta-se subitamente causando visão enevoada, vermelhão e dores intensas nos olhos e à volta deles. A forma crónica é a mais comum e vai progredindo lentamente sem dor, o que faz com que as pessoas adiem a consulta ao médico oftalmologista.

A causa do glaucoma

Existem alguns fatores de risco, tais como: a existência de um caso familiar desta mesma doença, a miopia, a hipertensão arterial, a diabetes e a idade avançada do paciente.
Se a pressão intraocular é elevada e prologada, o nervo ótico deteriora-se e o campo visual do paciente vai-se tornando gradualmente mais reduzido.

Como se pode prevenir?

Não existe nenhuma forma de prevenção, no entanto quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior será o sucesso da estabilização da mesma, evitando a sua progressão. Para tal, é importante a doença seja diagnosticada e o tratamento sejam precoces.
Como prevenção consulte o seu médico oftalmologista com regularidade!

Espaço Ótico do Bombarral
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar