Login  Recuperar
Password
  17 de Janeiro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Associação Tarefa Altruísta ajuda semanalmente 50 familias

“Sempre prontas a ajudar o próximo!”, é o lema da Associação Tarefa Altruísta, que abriu portas há um ano e meio, na Rua Visconde Sacavém nº16, nas Caldas da Rainha. Esta organização sem fins lucrativos, que pretende dar resposta às necessidades de pessoas carenciadas através da partilha gratuita de vestuário, acessórios, calçado, equipamento doméstico, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos e produtos alimentares, presta apoio a 50 famílias, ou seja, cerca de 200 pessoas por semana.

15-01-2020 | Mariana Martinho

A responsável e voluntárias da Associação Tarefa Altruísta
[+] Fotos
A responsável e voluntárias da Associação Tarefa Altruísta

Criada em junho do ano passado, a Associação Tarefa Altruísta surgiu através de um sonho que a presidente, Cláudia Caldeano, “tinha desde sempre de poder ajudar os mais desfavorecidos, pois também passei por uma fase menos boa na vida”. Começou por abrir um projeto semelhante com uma amiga, mas “a coisa não correu bem”, então decidiu apostar numa iniciativa sozinha. 

O espaço, que é seu, recebe e doa gratuitamente a quem mais precisa, vestuário, calçado, acessórios, equipamento doméstico, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, entre outros, “desde que estejam em bom estado”, sublinhou a responsável, que conta com o apoio de mais seis voluntárias para fazer a separação dos bens doados. Além de ajudarem com todo o género de bens, as voluntárias também tentam semanalmente distribuir bens alimentares aos utentes.

“Há semanas que temos mais alimentos do que outras, mas tento sempre dar alguma coisa às pessoas”, frisou Cláudia Caldeano, adiantando que os alimentos são distribuídos em função do agregado familiar e doados à associação através de parcerias com diversas entidades do setor alimentar, sendo que “há algumas empresas já são certas, que de quinze em quinze dias dão produtos que já estão acabar o prazo de validade, mas que ainda podem ser consumidos”. 

No cabaz, segundo a responsável estão sempre “pão, bolos e sopa, e mais alguns alimentos que tenhamos aqui na associação”. 

Sem qualquer tipo de financiamento, sendo todas as despesas suportadas pela responsável, Cláudia Caldeano optou por colocar à venda bens que não são considerados de primeira necessidade, como serviços de jantar, mesas de pingue-pongue, entre outros, nas redes sociais. “As vendas desse tipo de bens têm revertido a favor da associação”, esclareceu. 

O projeto ajuda muitas pessoas das Caldas e arredores, e sobretudo recém-chegados ao país como brasileiros, angolanos e venezuelanos. “A maioria das pessoas que nos pede ajuda é para roupa e bens alimentares”, referiu Cláudia Caldeano, adiantando que “independente da situação e de saber que são pessoas que vão buscar alimentos a outros sítios, tento sempre ajudar”. 

Igualmente salientou que as solicitações surgem principalmente através da página no Facebook, e sobretudo pelo “passa palavra”. 

Ao contrário das outras associações, “as pessoas vêm aqui e escolhem à vontade, não havendo assim uma barreira documental”.

Neste momento, a presidente pretende “conseguir ainda mais apoios e parcerias”, de modo, “ajudar ainda mais pessoas”. Além de ajudar quem mais precisa, também auxilia sempre que pode a atividade solidária desenvolvida por Joaquim Sá. 

Para Cláudia Caldeano, esta ajuda que dá aos que mais precisam tem “um significado muito especial, pois faço de coração”. 

A Tarefa Altruísta está aberta duas vezes por semana, às terças-feiras das 14h00 às 18h00 e aos sábados, das 15h00 às 17h00. Caso os interessados em doar alguns bens não possam ir ao local durante o horário de funcionamento, podem sempre telefonar e combinar uma hora de entrega através dos contactos 911 928 906 ou https://www.facebook.com/tarefaltruista.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar