Login  Recuperar
Password
  17 de Agosto de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Câmara das Caldas distingue 20 personalidades e entidades

O grande auditório do CCC das Caldas da Rainha foi mais uma vez palco da sessão solene do Dia da Cidade, atribuindo 20 medalhas a individualidades e instituições, cujo percurso a autarquia entende ser digno de distinção. Um a um os distinguidos foram chamados ao palco e receberam a medalha das mãos dos diferentes vereadores, sob o aplauso da plateia.

17-05-2018 | Marlene Sousa

Medalha Municipal de Dedicação Pública CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora de Animais Abandonados
[+] Fotos
Medalha Municipal de Dedicação Pública CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora de Animais Abandonados
Com casa cheia, foram galardoadas pessoas, empresas e coletividades que se distinguiram pela sua prestação nas áreas cívica, cultural, industrial, humanitária e desportiva.
A cerimónia ficou marcada pela atribuição à equipa do Caldas Sport Clube da medalha de mérito desportivo pela sua prestação na Taça de Portugal. A plateia levantou-se para aplaudir de pé a entrega.
Na cultura o município distinguiu José Martins (acordeonista), que também recebeu do público uma ovação de pé.

Medalha Municipal de Dedicação Pública
CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora de Animais Abandonados
Fundada a 9 de abril de 2001 devido à inexistência de uma associação de ajuda animal nas Caldas da Rainha.
Todo o trabalho é levado a cabo por voluntários. Para angariação de fundos realiza campanhas de rua e para recolha de ração e outros bens essenciais ao bom funcionamento do canil, são feitas campanhas nos supermercados.
Nos últimos 4 anos resgatou cerca de 200 animais, dos quais 175 já encontraram uma família. Este ano arranjou um lar para 34 cães.

Medalha Municipal de Dedicação Pública
ADSFA – Associação de desenvolvimento social da freguesia de Alvorninha
É uma instituição particular de solidariedade social com o objectivo de apoio à terceira idade e infância.
Em dezembro passado, com a conclusão da obra, iniciou-se a valência de lar, estando neste momento a capacidade esgotada com 34 utentes.
Pelos 25 anos de atividade, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a medalha.

Medalha Municipal de Mérito Cívico
António Monteiro
Nasceu a 10 de Janeiro de 1964 em A-dos-Francos, onde continua a viver.
Em 1995 foi fundador e sócio-gerente da Distróbidos, Lda.
Presentemente está ligado, como administrador e vice-presidente às empresas Mateus & Ramos e Adisco Comercial, Lda. De 2009 a 2013 foi presidente da Assembleia de Freguesia de A-dos-Francos e de 2013 a 2017 foi presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos.

Medalha Municipal de Mérito Cívico
Avelino Custódio
Nasceu a 16 de Agosto de 1949 e reside no Zambujal, em Alvorninha.
Sócio fundador e presidente da Associação Desportiva e Recreativa Zambujalense, desde 1990 a 1996; sócio fundador, presidente e Tesoureiro da Associação de Caçadores de Alvorninha, de 1995 a 2010, sócio fundador, membro do Conselho Fiscal e presidente da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, de 1993 a 2009. Foi presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha de 2013 a 2017.

Medalha Municipal de Mérito Cívico
António Almeida
Nasceu a 2 de agosto de 1959, no Landal.
Comerciante de madeiras e produtor florestal desde 1984. Eleito duas vezes presidente da Associação Social e de Desenvolvimento. Presidente e fundador da Associação de Caçadores dos Vidais, A-dos-Francos, São Gregório e Landal, que gere a reserva de caça municipal “O Clarim”.
Cumpriu dois mandatos como presidente de Junta de Freguesia do Landal, onde promoveu várias obras, das quais se destacam a criação do Festival Nacional da Codorniz e recuperação da produção de pão-de-ló no Landal.

Medalha Municipal de Mérito Cívico
Delfim Azevedo
Nasceu a 4 de outubro de 1951, em Cedofeita, no Porto.
Chegou às Caldas da Rainha em finais de 1974, onde vive há 43 anos. De 1974 a 1976, foi professor na Escola Secundária / Liceu de Caldas da Rainha (nos Pavilhões do Parque, hoje, Escola Secundária Raul Proença).
No âmbito do Sector Público foi administrador delegado na Associação dos Municípios do Oeste (hoje CIMOeste), de 1998 a 2002.
Quanto à sua vida pública, foi candidato a presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas listas do PS em 1997 e 2009, tendo sido vereador da Câmara Municipal de 1993 a 2001 e de 2009 a 2013.

Medalha Municipal de Mérito Cívico
Jorge Sobral
Nasceu em Lisboa e fez a instrução primária em Caldas da Rainha. Dirigiu o projeto “Afirmar”, de apoio à reinserção social, de ex-reclusos e ex-toxicodependentes.
Foi Secretário-geral da Associação Empresarial da Indústria da Cristalaria e mais tarde assumiu a presidência do Conselho de Administração da empresa Vitrocristal.
Diversas vezes foi membro da Assembleia Municipal dos concelhos de Caldas da Rainha e Peniche. Tomou assento como vereador na Câmara Municipal de Caldas da Rainha em dois mandatos alternados e foi membro da Assembleia da Comunidade interurbana do Oeste.
Desempenhou funções no Governo Civil de Leiria, como adjunto e chefe de Gabinete do Governador e como adjunto do Secretário de Estado da Proteção Civil, no Ministério da Administração Interna.

Medalha Municipal de Mérito Educativo
Paulo Almeida
Nasceu nas Caldas da Rainha e atualmente vive na Espinheira / Serra do Bouro. Desde 2004 que faz parte de diversos órgãos do Instituto Politécnico de Leiria. É o diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e responsável pela equipa que organiza o Internacional Tourism Congress, desde 2007.

Medalha Municipal de Mérito Educativo
Rogério Martins
Nasceu nas Caldas da Rainha a 8 de fevereiro de 1974.
É o autor e apresentador do programa “Isto é Matemática” na SIC Notícias, programa totalmente dedicado à divulgação da matemática, que já vai na 11ª temporada. Este programa recebeu a Homenagem Especial Ver Ciência 2013, no Brasil, o Prémio Ciência Viva Montepio Media 2013, o prémio European Science TV and New Media Awards 2018 e foi duas vezes nomeado para um prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de Melhor Programa de Entretenimento em Televisão.

Medalha Municipal de Mérito Desportivo
Luís Miguel Ribeiro
Nasceu em 24 de dezembro de 1967. Iniciou o seu percurso desportivo como praticante de motonáutica em 1984.
Ao longo do seu percurso conquistou 10 títulos de campeão nacional na classe F4, 5 títulos de campeão nacional na classe T850 e 2 títulos de campeão nacional classe T750. Ao nível internacional, obteve no Campeonato do Mundo F4 (2003) o terceiro lugar e em 2004 o quarto lugar. Na classe S1, obteve no Campeonato do Mundo, na classe S1, em 2003 o terceiro lugar, assim como nos Campeonatos da Europa, na classe F4 (2002) e na classe T850, em 2000.
Após a carreira desportiva desempenha funções de Comissário Técnico da Federação Internacional de Motonáutica desde 2004.

Medalha Municipal de Mérito Desportivo
Patrícia Carmo
Natural das Caldas da Rainha, é praticante da modalidade de Dança Desportiva, compondo par com Miguel Fernandes há vários anos.
Em 2013 sagrou-se campeã nacional júnior II Latinas e desde esse ano acumula vários títulos e distinções de carácter Nacional e Internacional.
Internacionalmente, Patrícia Carmo destacou-se, vencendo várias provas com destaque para o Open Youth Latin (Espanha; 2016); WDSF RS e U21 Latin (Bélgica; 2017); Worl Dance Sport (Espanha; 2017), Bassano Open e Rimini Open (Itália; 2017). Sagrou-se Campeã Nacional do Ranking e de Under 21, de Dança Desportiva em 2017 (último título).

Medalha Municipal de Mérito Desportivo
Manuel Barroso
Nasceu a 9 de Março de 1964. É presidente da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno.
Foi atleta olímpico em Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos em 1984 / 1988 / 1992 e 1996.
Foi campeão nacional absoluto do Pentatlo Moderno, 9 vezes, mais de 100 internacionalizações pela Seleção Nacional. Foi também campeão nacional de natação, esgrima e triatlo no percurso desportivo.
Recebeu a Medalha Nobre Guedes do Comité Olímpico de Portugal, como melhor atleta do ano de 1991.

Medalha Municipal de Mérito Cultural
José Martins
Nasceu em 1936, na freguesia de São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel. Veio para as Caldas da Rainha, com tenra idade. Aqui liderou grupos de baile, onde foi vocalista, baterista e acordeonista, a que juntou um percurso individual com os seus acordeões como companheiros de uma vida musical vasta, paralela aos Correios, de que foi um funcionário exemplar e granjeou popularidade.
Colaborou com inúmeras instituições caldenses, públicas e privadas, participando com a sua arte musical e sendo sócio de muitas delas.

Medalha Municipal de Mérito Cultural
Palmira Gaspar e Carlos Gaspar
Nasceram em Lisboa, respetivamente, em 1942 e 1943. Na freguesia de A-dos-Francos, têm vindo a apoiar a Sociedade de Instrução Musical, Cultural e Recreio. Em 2003, criaram a Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha.
Ainda na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, ao longo de 15 anos, homenagearam grandes poetas portugueses.

Medalha Municipal de Mérito Cultural
Rita Marques
Nasceu em Caldas da Rainha em 1990. Aos 6 anos, ingressou no Grupo de Cavaquinhos d´Os Pimpões. Paralelamente, integrava também o grupo “Sons da Vida”.
Desde 2000, participa em festivais da canção infantis e juvenis, representando as canções do caldense Manuel Miguel, tendo obtido vários prémios.
Atualmente, prepara-se para participar no Operalia, o concurso mundial de ópera promovido por Plácido Domingo, que decorrerá em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, de 27 de agosto a 2 de setembro.

Medalha Municipal de Mérito Cultural
Carlos Oliveira
Natural de Caldas da Rainha, nasceu em 1963. Com a criação do Cencal, em 1981, começou a sua formação nas áreas de desenho e moldagem, tendo como mestres Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias.
Em 1989 criou o seu próprio Atelier-Fábrica, onde hoje possui condições de executar obras de grandes dimensões, quer em cerâmica quer em escultura, bronze, fibras e resinas.
Tem participado em diversas exposições individuais e coletivas e encontra-se representado em coleções particulares nacionais e estrangeiras. Em 2012 trabalhou na obra que foi entregue ao Papa Francisco no Vaticano.
Em 2013 foi convidado pelo Governo de Angola, conjuntamente com o arquiteto João Paciência a trabalhar num projeto de um memorial em Teka Dia Kinda, Baixa de Kassange, onde começou a guerra colonial.
Em 2017, foi um dos finalistas de um concurso internacional em Newark, para um Monumento aos Luso Veteranos nas Guerras onde os E.U.A participaram.

Medalha Municipal de Mérito Cultural
Ruben Tomé (representado pelo seu pai Joaquim Tomé)
Nasceu em Caldas da Rainha no ano de 1991. Aos 10 anos foi selecionado para ingressar na Orquestra de Sopros do OIeste dirigida pelo maestro Adelino Mota. Prossegue os seus estudos no Conservatório de Música de Caldas da Rainha, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Porto onde terminou a licenciatura em trombone de varas com 20 valores.
Aos 26 anos, entre cerca de 70 músicos ganha o 1º lugar para assistente do principal trombone da Orquestra d´Opera de Berlim.

Medalha Municipal de Mérito Industrial
Fábrica de Cavacas das Caldas
Inaugurada em 1995. O proprietário, Eduardo Loureiro, participou em diversos concursos de doçaria, onde obteve vários prémios. Em 2001, 2002 e 2003 obteve o 1º lugar na categoria de Bolo Seco. Adquiriu a Confeitaria Monteverde, Lda em 2011. As novas instalações da Confeitaria Monteverde e da Fábrica de Cavacas das Caldas foram inauguradas a 15 de maio, na freguesia de Salir de Matos.

Medalha Municipal de Mérito Humanitário
José Pinto
Nasceu a 22 de Outubro de 1944 e vive nas Caldas da Rainha desde 1983, ano em que entrou para o Hospital das Caldas da Rainha. Em 1995 passou a chefiar o Serviço de Medicina Interna, onde desenvolveu um novo conceito de funcionamento do respetivo serviço. Ocupou a Chefia do Serviço de Medicina Interna até ao ano de 2006.
De 2007 a 2017 exerceu funções no Montepio Rainha D. Leonor. Fez também parte da Comissão Técnica do Internamento.

Medalha Municipal de Mérito Desportivo
Caldas Sport Clube
Fundado em 15 de Maio de 1916, o Caldas Sport Clube recebeu a medalha de mérito desportivo pela sua prestação na Taça de Portugal 2017/2018.
Tem várias distinções: Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (1955). Medalha de Bons Serviços Desportivos (1966). Medalha de Mérito e Gratidão da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (1972).
Medalha de Mérito Grau Ouro da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (1998). Medalha de Honra da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (2016)

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar