Login  Recuperar
Password
  24 de Outubro de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Bombarral
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Festival do Vinho e da Pera Rocha começa sexta-feira

A Cerimónia de Inauguração do 35º Festival de Vinho Português e 25ª Feira Nacional da Pera Rocha que se vai realizar na Mata Municipal do Bombarral, está marcada para a tarde de 10 de agosto, presidida pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

08-08-2018 | Marlene Sousa

O presidente da Câmara de Bombarral, Ricardo Fernandes realçou a importância do certame que marca a história do Concelho
O presidente da Câmara de Bombarral, Ricardo Fernandes realçou a importância do certame que marca a história do Concelho
Haverá na cerimónia inaugural, animação no inovador pórtico e a receção pela Banda do Círculo de Cultura Musical Bombarrelense. Nesse dia, sobe ao palco o fadista Jorge Ferreira. A noite acaba em grande com um espetáculo de tributo aos Xutos e Pontapés.
Amor Eletro no dia 15 é a cabeça de cartaz do certame e destaque para o pórtico com grande impacto visual que representa as tabernas antigas e as fruteiras. É o número um do evento com Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral à frente do executivo.
Em entrevista na Rádio Mais Oeste - 94.2 FM e JORNAL DAS CALDAS com Francisco Aleixo e o Jornalista, Jaime Costa, o autarca realçou a importância do certame que marca “a história do nosso Concelho e da nossa identidade”. Para o presidente do Município é um sobretudo um evento de promoção do vinho e da pera rocha, “produtos de excelência e destintos do Bombarral”.
Há uma estimativa de 20 mil visitantes no certame. Bombarrelenses, visitantes de outros concelhos, muitos emigrantes e também turistas estrangeiros que adoram provar e comprar o nosso vinho de qualidade”, disse, Ricardo Fernandes, adiantando que irá “refletir-se num ganho para o Concelho com a projeção da marca Bombarral”.


O 35º Festival de Vinho Português e 25ª Feira Nacional de Pera Rocha tem este ano como parceiros a Rádio Mais Oeste - 94.2 FM e o JORNAL DAS CALDAS.
Dedicado aos dois setores económicos mais importantes do concelho, o 35º Festival de Vinho Português e 25ª Feira Nacional de Pera Rocha vai decorrer até dia 15 de agosto, proporcionando aos visitantes o contacto com várias empresas e entidades ligadas ao setor agrícola, bem como a oportunidade de se deliciar com os sabores da doçaria e da gastronomia regional.
Com o mote de recuperar a identidade histórica que caracteriza este certame, remontando às décadas de 60 e 70, segundo, o presidente da Câmara do Bombarral, as mudanças fazem-se sentir logo à chegada com um “pórtico que representa as tabernas antigas e as fruteiras”. “Queremos demonstrar a força do Concelho na época, e este pórtico irá levar-nos ao interior das antigas tabernas e das mercearias de rua”, referiu, Ricardo Fernandes, revelando que o intuito é que os visitantes “tirem fotografias à frente desse pórtico”.
“Com um novo dinamismo está também a recuperação da tradição do Pombal, local destinto do passado que reunia os produtores de vinho na apresentação da sua melhor colheita”, adiantou, o autarca. “Esteve bastante anos abandonado, nós recuperámos e transferimos essa dignidade de outros tempos para o presente e de fato é ali que o Município ocupará o seu espaço no certame”, disse, Ricardo Fernandes.
“O Bombarral tem história”, afirmou, o autarca, acrescentando que tem “uma história cunhada, pelo esforço e dedicação dos homens e das mulheres que nos precederam”. “Na criação de produtos únicos e diferenciadores pela sua qualidade ímpar, como é o caso da pera rocha, das vinhas e do vinho, ou mesmo do nosso bacelo”, apontou.
Além do vinho, Ricardo Fernandes, reforçou a potencialidade da produção da Pera Rocha destacando o parceiro na organização do certame, a ANP - Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha. Considerando o Bombarral a Capital da Pera Rocha, estarão presentes várias organizações de produtores, assim como de diversas empresas que têm vindo a apostar na apresentação de produtos derivados da rainha da fruticultura portuguesa.
Segundo o autarca, também a Feira Nacional de Pera Rocha irá sofrer alterações. “Designado Espaço Pera Rocha, este local irá juntar os produtores deste produto único, bem como uma dinamização com um novo palco, “Palco Melro”, que irá proporcionar animações diárias”.
Neste certame vão estar presentes entidades representativas das várias regiões vitivinicolas do país, que ao longo do evento irão dar a provar os seus melhores vinhos, bastando para tal adquirir o copo oficial do certame. Depois da prova, os visitantes também poderão adquirir os vinhos.
“Este ano vamos ter um grande produtor fora do Concelho que é a empresa Granfer, mas que é muito bem-vinda e vamos ter um espaço que vai convidar ao próprio conhecimento do produto Pera que para nós é fundamental”, referiu o autarca.
Destaque para o “Espaço Gourmet”, onde diariamente vão acontecer show cooking’s com predominância da utilização de pera rocha e aromatizações com vinhos do concelho.
O presidente da Câmara lembrou que Mata Municipal do Bombarral, é um ex-libris, um local “fabuloso” nomeadamente em dias “mais quentes”.
As associações e coletividades do Bombarral irão estar representadas no festival “uma forma de se envolverem e angariarem verba para potenciar as suas atividades”.


Animação vai atrair o público

Como complemento, o evento vai contar com um cartaz de animação que junta alguns dos grandes nomes da música portuguesa da atualidade como é o caso de Marco Rodrigues (dia 11), de Fernando Daniel (dia 14) e dos Amor Eletro (dia 15), que irão atuar no Palco da Mata Municipal, tal como a banda de Tributo aos Xutos e Pontapés (dia 10) e da Banda Xeques Orquestra (dia 12).
Do cartaz de animação destaque ainda para o concerto da West Europe Orchestra, dia 13 no Anfiteatro Municipal, que se fará acompanhar dos cantores André Sardet, Anabela, João Só e Mafalda Arnauth.
Ao longo do evento haverá ainda vários apontamentos musicais no Palco Melro, por onde irão passar o fadista Jorge Ferreira (dia 10), a humorista Rita Leitão (dia 11), o músico Emanuel Casimiro (dia 12), a acordeonista Mariana Henriques (dia 13), o quarteto de Joana Rodrigues (dia 14) e o músico Tahina Rahary (dia 15).
A música tradicional portuguesa também faz parte da programação, contando o evento com a participação do Grupo de Música Tradicional Os Cavaquinhos das Gaeiras (dia 11), do Grupo de Concertinas do Oeste (dia 13), do Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas (dia 13), do Grupo Sons e Soadelas de Arganil (dia 14) e do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Belo Horizonte, do Salgueiro (dia 15).
Entre outras iniciativas, o programa do certame inclui ainda a participação da “Mala de Estórias”, no dia 12, assim como do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” e de várias “Estátuas Vivas”, que irão animar o evento durante os seis dias.
Integrado no certame, no dia 11, o Teatro Eduardo Brazão irá receber um dos concertos da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), com os pianistas Rafael Ruiz (Brasil) e Xiaoyu Guo (China). “Este será sem dúvida mais um motivo para vir até ao Bombarral”, apelou, o presidente da Câmara, destacando o fato de ser a primeira vez que a SIPO se estende ao seu Concelho.
Ainda neste capítulo, é de salientar a realização de mais uma edição da “80’s Wine and Pear Party”, que vai ter lugar no dia 11 nos Claustros do Palácio Gorjão, numa organização do Rotary Club do Bombarral.
A entrada na Mata Municipal do Bombarral durante o certame tem o custo simbólico de 2,50 Euros, com acesso a todo o festival e espetáculos.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar