Login  Recuperar
Password
  23 de Fevereiro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Medalhas de Mérito Municipal

Selecionador nacional de futebol foi um dos distinguidos

Um dos pontos altos da sessão solene do feriado municipal de Óbidos foi a presença do selecionador português de futebol, Fernando Santos, que foi condecorado pela Câmara Municipal de Óbidos com a Medalha de Mérito pela sua ligação à vila de Gaeiras.

15-01-2020 | Marlene Sousa

Atribuição das Medalhas de Mérito Municipal de Óbidos 2020 na sessão solene do Feriado Municipal
[+] Fotos
Atribuição das Medalhas de Mérito Municipal de Óbidos 2020 na sessão solene do Feriado Municipal

“Já tive várias homenagens, mas esta tem um significado especial, porque esta é verdadeiramente a minha terra”, afirmou no seu discurso Fernando Santos, em tom emocionado, acrescentando que, quando lhe perguntam “de onde é”, responde “das Gaeiras”. 

Aos jornalistas disse que se emocionou principalmente pelos amigos presentes, que são como “irmãos” e pela recordação de alguns que “já partiram”, começando pelo “ex-presidente da Câmara de Óbidos, Pereira Júnior, o maior amigo do meu pai”. 

O selecionador nacional contou que a sua “mocidade foi passada” nas Gaeiras. “Sempre vivi em Lisboa, mas, a partir de determinada idade, passei aqui muito do meu tempo e fui crescendo nas Gaeiras, onde me fiz homem, tenho enormes recordações e grandes amigos”, referiu.

“Eu dividia o meu dia por três grupos diferentes, o da manhã era mais novo, o da tarde era mais perto da minha idade e o grupo da noite era mais velho, os que me levavam para os bailes”, recordou. 

Fernando Santos adiantou que os seus amigos das Gaeiras estão sempre consigo, reunindo “várias vezes por ano”. “Venho cá com frequência, mas há um dia que nunca falto, que é no dia 8 de setembro, para assistir à procissão em honra de Nossa Senhora da Ajuda”. 

O homenageado recordou que foi no Largo de São Marcos, cuja requalificação foi agora inaugurada, onde começou a “dar os primeiros passos” no futebol, ao jogar à bola no campo e apesar de ser “um lugar pequeno havia muita rivalidade, quase como os bairros de Lisboa”.  

“Comecei a jogar na equipa amadora do Gaeirense e tínhamos torneios populares e isso marcou toda a minha vida”, sublinhou.

Quanto à recuperação do Largo de São Marcos, o selecionador declarou que é “importante porque dá vida às Gaeiras” e mostrou a sua satisfação do “coreto ter ficado, porque é um marco histórico deste lugar”.  

Fernando Santos nasceu em Lisboa a 10 de outubro de 1954. Em 2016, levou Portugal ao seu primeiro título europeu, depois de um percurso de um ano e nove meses sem qualquer derrota em jogos oficiais.

No mesmo ano foi eleito melhor seleccionador do mundo e a Globe Soccer atribuiu-lhe o prémio de "Treinador do Ano".

A 10 de outubro de 2017 conseguiu apurar Portugal para o Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia, terminando no primeiro lugar do seu grupo com 9 vitórias e 1 derrota.

No dia 9 de junho de 2019, no comando da seleção portuguesa, venceu a Liga das Nações da UEFA, realizada pela primeira vez em Portugal.


Outros campeões homenageados


O município condecorou o campeão mundial de motonáutica classe T-850, Diogo Caires Câmara, que nasceu a 8 de janeiro de 1996. É desde então residente na freguesia de Gaeiras. Atualmente encontra-se a terminar o mestrado em arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É praticante de motonáutica desde 2010, tendo participado desde então em inúmeros campeonatos nacionais e internacionais. 

O campeão mundial de matraquilhos, na categoria de juniores, David Safadinho, também foi distinguido pelo Município de Óbidos. Nasceu a 23 de julho de 1993 e é desde então residente na freguesia de Olho Marinho. Licenciado em Engenharia Informática e Mestre em Computação Móvel pelo Instituto Politécnico de Leiria, atualmente é professor de informática no instituto Politécnico de Leiria e encontra-se a terminar o seu doutoramento.

Em 2013, no Campeonato do Mundo em Nantes, França, sagrou-se Campeão Mundial da categoria Juniores.


Maestro medalhado


O pianista Rui Rodrigues também foi condecorado pela Câmara Municipal de Óbidos com a Medalha de Mérito. Nascido a 12 de junho de 1988, é maestro e pianista de Óbidos.

Na área da composição, o gosto em escrever obras originais surgiu desde os 12 anos. Dos diferentes primeiros prémios que lhe foram atribuídos, destacam-se o Concorso per Banda Romualdo Marenco 2006, Novi Ligure, em Itália e o III Concurso de Composição para Banda Sinfónica 2015, organizado pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Actualmente, é correpetidor na Komische Oper de Berlim, cidade onde reside desde 2018.

“Das áreas desportivas às culturais, temos os verdadeiros campeões do mundo, o que é um enorme orgulho", afirmou o presidente da câmara, Humberto Marques.

“Sentimos as nossas raízes a evidenciarem-se pelo mundo, o que é uma enorme responsabilidade acrescida para quem está à frente do município”, adiantou.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar