Login  Recuperar
Password
  17 de Agosto de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Inaugurada requalificação do Largo dos Peais no Reguengo da Parada

A aldeia do Reguengo da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, esteve em festa no passado domingo, não só a propósito da festa em honra de Nossa Senhora da Guia mas também pela inauguração da requalificação do Largo dos Peais, que custou 16 mil euros, suportados pela Câmara das Caldas e pela junta de freguesia.

17-05-2018 | Francisco Gomes

Momento de festa com a Banda Filarmónica Gaeirense
[+] Fotos
Momento de festa com a Banda Filarmónica Gaeirense
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, do presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, e do presidente da união de freguesias, Arnaldo Custódio. A população também compareceu para festejar a obra num espaço com alguma história, onde dantes existia uma taberna que para além de momentos de convívio era palco da contratação de mão-de-obra para os campos agrícolas. A época era o final do séc. XIX/início do séc. XX.
No largo também se faziam jogos tradicionais, como o jogo da malha, o salta-cavalo, o berlinde, o pião ou o futebol com duas pedras a fazer de baliza, entre outros.
Ali era também onde “os rapazes esperavam que as raparigas fossem à fonte para as interpelar e meter uma conversa de ocasião para tentarem futuro namorico”, recordou Joaquim Foz, na altura da inauguração. O diretor do rancho folclórico local contou também que naquele espaço “ocorriam os encontros dos vários grupos de mascarados nos domingos e terças-feiras de Entrudo, por vezes, acabando em bailarico ao som de acordeão. Convívio e divertimento que se repetia pelo Natal e Ano Novo, com grandes fogueiras, e também pelos Santos Populares, pela Páscoa, domingos e noutros dias festivos”.
No anterior mandato, a Câmara adquiriu por nove mil euros o espaço, no centro do Reguengo da Parada, onde existiam duas casas antigas, e o atual executivo cedeu-o à junta de freguesia para a requalificação. Para além do arranjo da esquina, foi colocado um painel com as tradições locais e mobiliário urbano.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar