Login  Recuperar
Password
  19 de Setembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Desporto
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Torneio Misto de Petanca em Salir de Matos

Realizou-se no dia 8 de setembro, no Campo da Bola de Salir de Matos, a IV Edição do "Torneio Misto de Petanca”. A iniciativa contou com 112 participantes (metade mulheres) e jogadores de nove nacionalidades.

11-09-2019 |

Evento reuniu mais de uma centena de participantes
Evento reuniu mais de uma centena de participantes
Organizado pelo Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos e Junta de Freguesia, o torneio foi ganho por João Coelho e Cristina Carvalho, de Porto de Mós, ficando em segundo lugar José Fernandes e Florinda Diniz, das Caldas da Rainha, e em terceiro, Manuel Conde e Linda Claro, do Olho Marinho (Óbidos).
A petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX, cujo nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos, forma como os jogadores devem proceder ao lançamento de uma série de bolas metálicas, desde o interior de um círculo, com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira, lançada previamente por um jogador.
Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes. E foi exatamente de um ex-emigrante português em França, Avelino Carvalho, que partiu a ideia de organizar este torneio.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar