Login  Recuperar
Password
  24 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Sociedade
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Proteção Civil alerta para infestações pela lagarta do pinheiro

A Protecção Civil das Caldas da Rainha divulgou o que fazer em caso de deteção de infestação pela lagarta do pinheiro, sublinhando que se alimenta de vários tipos de pinheiros e desfolham-nos de uma forma bastante grave a longo prazo.

12-02-2020 |

Dependendo das condições climatéricas, entre outros factores, as lagartas descem dos pinheiros para o solo, geralmente entre janeiro e abril. As lagartas têm pelos urticantes que podem em contacto com a pele, mucosas e olhos, ser responsáveis por alergias em pessoas e animais.

Caso seja detectado algum ninho em espaço público deverá ser reportado ao Gabinete Técnico Florestal da Protecção Civil do município através do número 926663490.

Os especialistas aconselham evitar qualquer contacto físico com uma infestação de processionária do pinheiro, não só com a lagarta, mas também com os seus ninhos ou com as árvores afetadas por esta praga, pois os seus pelos desprendem-se do corpo e são arrastados pelo vento.

Precauções que deve ter: Evitar os locais afetados; Não tocar nos ninhos das lagartas; Proteger bem todas as partes expostas do seu corpo, especialmente o rosto, o pescoço, os braços e as pernas.

O controlo da processionária do pinheiro é efetuado com cintas autocolantes em volta do tronco das árvores, para que as lagartas fiquem presas nessas mesmas cintas, captura mecânica das lagartas aquando da sua procissão e o tratamento dos pinheiros com microinjeção em outubro/novembro.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar