Login  Recuperar
Password
  16 de Julho de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Sociedade, Caldas da Rainha
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Protecção Civil relembra medidas de protecção contra incêndios florestais

18-03-2009 |

Com a chegada do bom tempo e o aumento das temperaturas aproximamo-nos do chamado período crítico de risco de incêndio florestal. Assim sendo o Gabinete Técnico Florestal e a Protecção Civil da Câmara Municipal das Caldas da Rainha sublinham os procedimentos a ter em conta na prevenção da floresta, das habitações e edificações. A Prevenção dos incêndios florestais passa pela manutenção de um conjunto de medidas fundamentais no período mais crítico, mas não só. Uma floresta cuidada e limpa é uma floresta mais protegida e há procedimentos importantes a ter em conta. O Gabinete Técnico Florestal e a Protecção Civil da Autarquia sublinham as medidas que devem ser tomadas por proprietários de terrenos florestais e pela população em geral: Proteja a sua casa em 10 passos O que diz a Lei (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho alterado pelo Decreto Lei n.º 12/2009 de 14 de Janeiro) 1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros). 2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros. 3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura. 4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006. 5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação. 6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados. 7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado. Adicionalmente, recomenda-se que: 8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação. 9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio. 10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior. Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita)
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar