Login  Recuperar
Password
  25 de Março de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Alexandre Correia apresentou “Diário de Bordo” na Biblioteca Municipal

Jornalista falou sobre as suas aventuras vividas nas rotas lendárias do Dakar

Quinze anos de viagens pelas rotas da lendária prova africana, bem como a última expedição que fez num Peugeot 3008 estão relatadas no “Diário de Bordo”, da autoria do jornalista e editor da revista Todo Terreno, Alexandre Correia. Este livro, que foi apresentado no passado sábado na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, conta em 180 páginas ilustradas como é viajar entre Lisboa e Dakar, incluindo pormenores técnicos, que convidam a uma incursão por estes países africanos.

13-02-2019 | Mariana Martinho

O livro foi apresentado na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha
O livro foi apresentado na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha
Com quase 40 anos de carreira, o jornalista conta com um vasto percurso, que se iniciou no jornal Motor e se consolidou como editor da revista Todo o Terreno. Mas a paixão pela modalidade surgiu quando acompanhou, enquanto repórter, inúmeras edições do Dakar, o que acabou por motivar as suas quinze viagens entre Lisboa, Dakar e Bissau.
Esse acumular de experiência fez com que Alexandre Correia percorresse na última viagem, durante oito semanas, mais de 17.000 km, recorrendo apenas às suas memórias.
“Hoje em dia vou a Bissau de olhos fechados, sem recorrer a mapa ou GPS, pois quem já fez a viagem sabe que o próximo cruzamento é daqui a cinco quilómetros”, explicou o jornalista, adiantando que “esta aventura não é uma missão impossível, antes pelo contrário”. E o ‘Diário de Bordo’ acaba por dizer isso, que também outras pessoas tal como eu podem fazer uma incursão por estes países africanos”.
Com o apoio da Peugeot, o editor atravessou Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.
Apesar de em todas as viagens chegar “cansado e farto”, Alexandre Correia admite que “acabo sempre por lá voltar”. Mas esta última foi “mais tranquila” e provavelmente irá repetir.
Estas memórias, reforçadas por todo o conhecimento e experiência das viagens anteriores, motivaram o editor da revista Todo o Terreno a publicar o livro, que é acompanhado de um conjunto de fotografias, também do autor.
Para o jornalista, que tem uma forte ligação à região, “este livro foi escrito pelo prazer de partilhar toda a vivência, acumulada ao longo de quinze viagens, que foram sempre um crescendo de curiosidade e de aprendizagem”.
Além de descrever toda a viagem, o jornalista também recorda os tempos do Dakar africano e como começou a aventura, que neste momento se vive no Peru.

“Não é um livro de competição, é um livro de viagens”

A apresentação do livro esteve a cargo de Manuel Romão de Sousa, que foi um dos pioneiros da primeira participação lusa no Rali Paris-Dakar, em 1982.
Segundo o responsável, “o Alexandre dedicou-se toda a vida a esta parte do todo o terreno e as inúmeras viagens que fez ao longo da costa africana permitiram-lhe uma experiência enorme para escrever este livro”. Como tal, “’Diário de Bordo’ é essencialmente um livro de viagens, com um bocadinho de aventura e de história”, que “nos indica que é muito fácil ir à Guiné de carro”.
Na sua opinião, é “algo que está ao alcance de mais pessoas do que aquelas que efetivamente metem as mãos à obra e vão”, mas “é claro que exige alguns cuidados”.
Nesse sentido referiu que “o livro do Alexandre é essencialmente um convite manual, com um conjunto de indicações que permitem planear uma viagem deste tipo”.
O livro tem um custo de 30 euros e está à venda nas lojas do Automóvel Club de Portugal, podendo ainda ser adquirido por encomenda online, enviando uma mensagem para info@revistatt.pt.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar