Existe uma nítida hipersimplificação da mensagem política nas sociedades actuais que explica muito do sucesso dos movimentos populistas de esquerda e direita e da erosão na representação dos partidos moderados e que vão desde a direita Liberal e conservadora (em Portugal até ao CDS) até aos partidos ligeiramente mais à esquerda dos de centro-esquerda (até ao BE e PCP em Portugal).
Outra vez o telefone!!! Por vezes apetece-me desligá-lo de vez, mas…ele faz tanto jeito…“Está? Bom dia, como vais?”. Esta frase prolongou-se por uns longos 36 minutos de conversa, em que o monólogo que vinha do outro lado ganhou por 10-0, à tentativa de diálogo. Ouvi, e fiquei feliz por verificar que já consigo ouvir…estou a aprender algumas coisas, nesta vida (sorrisos…)!
Escaparate

Óbidos é uma das mais belas vilas da Europa. Um local repleto de imaginação e ternuras. Quem conhece, ama. Quem ali nasce, respeita. Caminhar por Óbidos, dentro ou fora das muralhas, permite-nos encontrar motivos para encantamento.
Escaparate

Vetusto e sólido, este monumento assiste, todos os dias, desde o ano de 1622 (a sua construção foi iniciada em 1573), à chegada de todos aqueles que se acercam da Vila de Óbidos.
Black Friday, a sexta-feira negra dos descontos loucos está a chegar. Este ano decorre no dia 29 de novembro e como sempre traz o anúncio de grandes descontos e promoções em diversos artigos.
Realizou-se no dia 16 de Novembro, na Associação de Comerciantes de Lisboa, o 1º Seminário de Medicina e Espiritualidade, tendo como tema “Desafios do Ser e da Dor”, numa organização da Associação Médico-Espírita de Lisboa (AME-Lisboa) com o apoio da Federação Espírita Portuguesa (FEP).
A menos que algo seja feito num prazo muito curto e que esse algo seja, realmente, decisivo e não um mero paliativo muito em breve, provavelmente logo após o primeiro abrandamento ou crise económica deixarem de ter livrarias independentes em Portugal.
Não somente em Portugal mas um pouco por todo o mundo os jornais locais estão em crise. Nesse campo estou a ajudar a divulgar a petição em defesa da imprensa local (link em baixo), que já mereceu destaque de vários orgãos de comunicação social.

Atribui-se a Platão a afirmação de que a burla e o ridículo são as injúrias que menos se perdoam.
À luz artificial excessiva, emitida sobretudo pelos grandes centros urbanos, chama-se poluição luminosa.

O obstetra deve também ocupar-se da manutenção do colposcópio? Deve o pianista também afinar o piano? Espera-se do agricultor relatórios do consumo per capita da abóbora? Alguém pede ao economista a avaliação das calorias do cabaz de bens alimentares preferidos dos portugueses? E ao sapateiro, alguém pensaria exigir-lhe grelhas com descritores dos vários tipos de capas para tacões?
Escaparate

O meu pai nasceu no ano de 1931 em A-da-Gorda e, poucos dias depois, foi batizado na Igreja de Santa Maria.
Óbidos era, por aquela altura, uma vila menos turística e mais atenta às questões religiosas, por isso, creio, existia um halo de magnificência ao redor daquele templo. Os naturais da terra – e muitos de outras plagas – percorriam as igrejas obidenses com um devotamento que impressionava, mas, era em Santa Maria que mais se demoravam.