Login  Recuperar
Password
  30 de Outubro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Opinião
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Intervenção no Penedo Furado na Foz do Arelho

A Comissão Cívica de Protecção das Linhas de Água e Ambiente acompanhou a intervenção de conservação, feita no Penedo Furado, juntamente com o senhor engenheiro Ferreira, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que sempre se disponibilizou para o efeito.

24-09-2020 | Comissão Cívica de Protecção das Linhas de Água e Ambiente

Intervenção de conservação no Penedo Furado
Intervenção de conservação no Penedo Furado
A comissão verificou a existência de vários tipos de raízes, que fotografou e são as maiores causadoras da existência das fissuras. No Penedo, existia uma planta chamada espargo, que é a mais prejudicial, derivado às suas raízes grossas, de difícil remoção.
Numa fase inicial começaram por retirar todas as raízes e proceder a limpeza de todo o Penedo, de forma a poder fazer-se uma análise da situação.
Na fase seguinte, preparou-se a massa, que iria ser injetada, composta pelos próprios inertes de areias do penedo, ali existentes, com ligarte e cal hidráulica material e posteriormente procedeu-se ao enchimento das fissuras, com a referida massa.
Inicialmente, notou-se uma ligeira diferença na cor, nada de grave que cause impacto à vista, querendo a comissão acreditar que num curto espaço de tempo acabará por adquirir a sua cor natural.
Finalmente, criaram-se pequenas barreiras em dois percursos existentes no Penedo, causados aquando do deslizamento das águas da chuva, de forma a diminuir a velocidade das mesmas e evitar que sejam provocadas outras fissuras e por outro lado no sopé do mesmo vai ser feito um sistema de drenagem para o efeito.
Esperamos que esta intervenção tenha sucesso, uma vez que cientificamente não existe qualquer informação sobre quais as massas adequadas para serem aplicadas, uma vez que vão estar expostas ao calor, que provoca dilatação, e à chuva e humidade, que provoca condensação.
A comissão está muito confiante e espera que esta intervenção tenha o sucesso esperado e que todos nós desejamos.
A envolvência do Penedo Furado vai ser também devidamente intervencionada, de forma a apresentar outro aspecto, com uma coluna informativa da descrição da intervenção ou sua origem.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar