Login  Recuperar
Password
  14 de Agosto de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Política
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Fonte Luminosa vai ser requalificada

Na última reunião da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, o presidente da Câmara anunciou que no próximo mês se prevê a intervenção na Fonte da Rotunda dos Arneiros. O autarca esclarecia Arnaldo Sarroeira, do BE, descrevendo que “vamos ter a requalificação da Fonte Luminosa com um conjunto de repuxos mais agradáveis e estou convicto que os problemas estarão resolvidos”, manifestou.

30-06-2020 | Marlene Sousa

A Fonte Luminosa irá ser requalificada com novo sistema de repuxos
[+] Fotos
A Fonte Luminosa irá ser requalificada com novo sistema de repuxos
Postos de carregamento para veículos elétricos reparados

O presidente da autarquia divulgou que a rede de carregamentos elétricos das Caldas está reparada, exceto o posto que está situado na Rua Francisco Almeida Caiado, junto do CCC, que ainda não foi consertado.
Questionado na sessão da Assembleia Municipal do passado dia 24 pelo deputado socialista Manuel Nunes sobre o ponto de situação relativamente aos postos de carregamento semirrápidos de veículos elétricos (avariados há cerca de dois anos), Tinta Ferreira disse que conseguiram contratar uma empresa para fazer a reparação dos sete postos elétricos, colocando como resolvida esta questão. O autarca informou ainda que “está a decorrer um processo onde eventualmente se integrarão estes carregadores no programa nacional”.

Câmara avança com plano de pormenor para Anel do Oeste

Respondendo ainda ao deputado do PS, o presidente informou que a autarquia caldense pretende avançar com uma proposta de elaboração de um plano de pormenor para o Anel do Oeste que compreende uma área de cerca de cinco hectares entre a zona da Expoeste e a A8. “Será adjudicado a uma empresa de especialidade e a informação que tenho é que um plano para aquela área toda não custará menos de 60 mil euros”, manifestou.
Tinta Ferreira recordou que foi uma realidade votada na Câmara Municipal há 15 anos e “nessa altura não foi avançado qualquer tipo de plano de pormenor”.
No entanto, o autarca indicou que pouco antes da questão da pandemia recebeu os representantes dos proprietários, que se envolveram no processo e que manifestaram preocupação por não estar a avançar, questionando a Câmara se “iria fazer algo que fosse ao encontro das suas expetativas”.
O autarca fez notar que a realização do plano de pormenor obriga a que depois se faça um conjunto de infraestruturas. “Se essas infraestruturas não forem criadas ao fim de dez anos o plano perde a sua eficácia por validade”, explicou. Uma vez feitas as infraestruturas “as pessoas podem tomar a iniciativa de proporem ou não a construção de edifícios nos seus respetivos terrenos”.

Abre concurso para 1ª fase de projeto de ciclovias

Manuel Nunes questionou ainda o executivo da autarquia sobre o ponto de situação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projeto de Ciclovias.
O deputado socialista questionou se o projeto contempla um “conceito de mobilidade com a criação de ciclovias, onde existam vias fáceis e rápidas com marcação e sinalização, estando colocadas de modo a facilitar a mobilidade das pessoas, especialmente para os locais de trabalho, com ligação à ESAD.CR e às freguesias, que preveja a existência de incentivos para aquisição de bicicletas (150,00 euros), e se é efetuada proposta de candidatura para financiamento municipal e intermunicipal?”
O deputado defendeu uma parceria com o Politécnico de Leiria para criar um sistema de bicicletas elétricas. Para além das ciclovias para promover modos de transporte não poluentes para uso da população, Manuel Nunes sugeriu que “sejam marcados percursos pedestres, BTT e trails no concelho com ligação aos limítrofes, incentivando a prática desportiva”. “No atual contexto quando existem grandes preocupações ambientais, de sustentabilidade e de saúde, este tipo de equipamentos capta cada vez mais verbas e turistas”, manifestou.
Em resposta a Manuel Nunes, Tinta Ferreira disse que o “projeto piloto das ciclovias foi feito do Cencal à ESAD.CR com um custo muito elevado que o financiamento comunitário não comporta, portanto, estamos a dividi-lo por fases”.
Segundo o autarca, a primeira fase do projeto a ser executada é a ciclovia que virá do Abraço Verde (Complexo Desportivo) até ao Parque Desportivo Domingos Del-Rio (Zona do Pavilhão Rainha D. Leonor). Será essa a primeira ciclovia no projeto piloto e que terá um custo estimado de meio milhão de euros.
O autarca revelou que o projeto de execução está concluído e que será aberto o concurso público para adjudicar a obra nas próximas duas semanas.
Também está a ser preparado o concurso para as bicicletas elétricas no âmbito do Orçamento Participativo.

Adiada descentralização na educação
Na Assembleia Municipal foi aprovado por unanimidade o adiamento da transferência das competências na área da educação, que irá agora estender-se ao primeiro trimestre de 2022. O presidente da Câmara referiu que face ao atual contexto de saúde pública o Governo deu a possibilidade às autarquias de adiar essa competência.

Desemprego aumentou 50%
Tinta Ferreira revelou que houve um aumento de inscritos no Centro de Emprego das Caldas da Rainha de 50% relativamente ao ano anterior. “Estamos perante uma situação social complicada e ainda mais grave é algumas empresas que se têm aguentado, não é líquido que se aguentem para sempre”, sublinhou.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar