Login  Recuperar
Password
  5 de Junho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Encontro do Movimento Maker Portugal no Parque Tecnológico de Óbidos

Balanço positivo para o 3º encontro do Movimento Maker Portugal, que no passado sábado juntou, no Parque Tecnológico de Óbidos, uma comunidade de makers oriundos de vários pontos do país.

23-11-2017 |

Participantes no evento
Participantes no evento
Esta iniciativa teve como objetivo apresentar, demonstrar, partilhar e pôr em prática conhecimentos nas áreas de “Home Automation” e “Impressão 3D”, com recurso a desafios, dinâmicas e muita experimentação.
“A magia destes encontros é mesmo a partilha de conhecimento”, começou por referir Bruno Horta, o percursor do movimento. Além disso, e fundamental nestas iniciativas, é a capacidade que têm de “envolver a comunidade, de juntar pessoas que gostam de tecnologia, e de lhes dar a possibilidade de aprenderem uns com os outros”. Tudo isto “para que possam tornar as suas casas mais tecnológicas e, quem sabe até, construírem produtos que possam ser comercializados”.
Quanto à escolha do local para o encontro, a justificação, segundo o maker Henrique Fidalgo, é muito simples. “Enquanto espaço de incubação de empresas, de startups”, e considerando que “muitas delas começam com makers”, o parque tecnológico foi “o espaço ideal para juntarmos esta comunidade”.
“Todos nós somos makers, com capacidade para criarmos algo. Mesmo sem termos grandes conhecimentos”, sublinhou Bruno Horta. “Estes encontros são acima de tudo espaços comuns de partilha”, de promoção da aprendizagem, mas que servem também de inspiração para que “outras pessoas se assumam como makers”.
Os participantes foram desafiados a criar sensores de leitura de temperatura e luminosidade, cuja informação, enviada para uma plataforma específica (Home Assistant), permite definir regras, criar automatismos e controlar dispositivos de forma remota (como por exemplo acender ou apagar uma luz).
Entre os desafios esteve também o desenho e a conceção de uma caixa, impressa numa impressora 3D.
Depois de Leiria, Lisboa e Óbidos, o Movimento Maker ruma, em dezembro, a Aveiro e Coimbra.
O Movimento Maker conta, em apenas seis meses de existência, com cerca de 1.000 membros em Portugal.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar