Login  Recuperar
Password
  19 de Novembro de 2017
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Crianças das Gaeiras revivem tradições do Pão-por-Deus

Cerca de 200 crianças receberam o Pão-por-Deus, no passado dia 1, nas Gaeiras. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia das Gaeiras, que já há três anos assinala o Pão-por-Deus, na Oficina da Semente e do Pão, local onde se trabalham as sementes, num moinho de vento recuperado. Através do forno comunitário, fez-se pão caseiro e foi explicado todo o processo de fabrico do pão noutros tempos, desde o amassar à cozedura em forno de lenha.

08-11-2017 | Marlene Sousa

As crianças receberam uma explicação do processo de fabrico do pão
[+] Fotos
As crianças receberam uma explicação do processo de fabrico do pão
As crianças receberam pão quente acabado de fazer, que foi colocado num saco de pano próprio. Os mais pequenos também levaram castanhas assadas e broas. Mas depois de uma visita ao moinho, houve direito aos rebuçados e chocolates.
“O dia de Pão por Deus é uma tradição que em Portugal tem vindo a desaparecer, e são as povoações mais pequenas, que a mantêm viva”, disse Luís Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, referindo que no dia 1 de novembro “a nossa terra ganhou vida”.
À iniciativa da Junta de Freguesia juntaram-se várias habitantes da localidade que abriram a porta à garotada, que se divertiu casa em casa a pedir o Pão-por-Deus.
O autarca destacou “a alegria das crianças”, revelando que é uma iniciativa que vale a pena continuar a realizar.
A esta iniciativa juntaram-se alguns elementos da Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras que ajudaram a assinalar o dia”. Ricardo Duque, presidente da associação, sublinhou a importância da iniciativa, uma vez que “este costume está cada vez mais a cair no esquecimento”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar