Login  Recuperar
Password
  14 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Criada a Escola Online Maestro João Raquel

O maestro da Sociedade Musical Recreativa Obidense, João Raquel, criou uma escola online, onde já está a decorrer um curso de iniciação à direção de orquestra, banda e coro.

20-05-2020 | Francisco Gomes

Maestro João Raquel
Maestro João Raquel
Segundo o maestro, “é o primeiro curso de direção, online, a decorrer no país”. Conta com vinte alunos de Portugal continental, Região Autónoma dos Açores e também de Itália.
A Escola Online Maestro João Raquel irá ainda desenvolver o 1º ciclo de Webinars nos meses de junho e julho, com dez seminários online, totalmente gratuitos, com músicos, professores e maestros de Portugal, Espanha e Venezuela.
“A criação de uma escola online já estava pensada há alguns meses, contudo, com esta situação do confinamento e isolamento social, acabei por conseguir refletir mais um pouco acerca do que realmente queria colocar em prática. Assim, o primeiro curso, que teve início neste mês, foi o de Iniciação à Direção de Banda, Orquestra e Coro”, relata João Raquel.
“Estes cursos têm uma propina mensal e são dirigidos a todas as pessoas que já saibam música e queiram iniciar-se ou desenvolver as suas competências ao nível da direção. Neste curso são abordadas questões técnicas e emotivas, cruzando a chamada técnica clássica com a técnica moderna. Os alunos têm acesso a bastantes recursos, construídos de raiz por mim, estando permanentemente em contacto comigo através das aulas semanais e do envio de trabalhos em vídeo. O curso tem ainda o aliciante de todas as aulas ficarem gravadas, facilitando o facto de alguns alunos, que caso não possam assistir em direto, poderem visualizá-las posteriormente quando, onde e as vezes que quiserem”, descreve.
João Raquel revela que está a construir o curso “Musicar-Te”, que pretende “trazer algo de diferente ao ensino da música”. Este curso terá início em junho com uma duração de dez meses (as inscrições estão a decorrer). Destina-se, por um lado, a todas aquelas pessoas que sempre quiseram aprender música, mas que nunca tiveram oportunidade. Por outro lado, também está dirigido a quem já sabe música, mas pretende alargar os conhecimentos.
O curso admite alunos a partir dos seis anos, sem limite de idade. Tem ainda a vantagem de poder ser assistido por toda a família, com o pagamento de apenas uma propina. Vão ser abordados conteúdos de teoria musical, solfejo, história da música e apresentação dos instrumentos musicais.
A ideia é este curso, a partir de setembro, ter uma vertente direcionada às escolas de música de bandas filarmónicas, orquestras e coros.
Outra novidade é que nos meses de junho e julho a Escola Online Maestro João Raquel irá promover o seu 1º Ciclo de Conferências Online, onde todas as semanas, gratuitamente, quem se inscrever pode conhecer o trabalho e trocar ideias ou tirar dúvidas com maestros, compositores, professores e produtores musicais de Portugal, Espanha e Venezuela.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar