Login  Recuperar
Password
  25 de Outubro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Economia, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

1º Semestre de 2020

Crédito Agrícola Regista Resultado Líquido de 50,1 milhões de euros

O Grupo Crédito Agrícola registou um resultado líquido consolidado, no primeiro semestre de 2020, de 50,1 milhões de euros (-32,7% face ao período homólogo), para o qual o negócio bancário contribuiu com 40,1 milhões de euros (-36,5% face ao período homólogo), num período fortemente marcado pela pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19).

25-08-2020 |

O Grupo Crédito Agrícola tem apoiado às famílias e empresas em contexto da pandemia
O Grupo Crédito Agrícola tem apoiado às famílias e empresas em contexto da pandemia
A carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo Crédito Agrícola ascendeu a 10,8 mil milhões de euros, uma variação positiva de 5,8% nos últimos 12 meses, um aumento que reflete o apoio disponibilizado às famílias e empresas clientes do Grupo CA no atual contexto da crise do Covid-19, facto que contribuiu para o reforço de quota de mercado de crédito do Grupo Crédito Agrícola para 5,7%, num movimento que se verifica consistentemente há 6 anos consecutivos.
O Crédito Agrícola, enquanto instituição de crédito que zela por uma gestão de risco prudente, constituiu também uma provisão extraordinária de 17,4M€ para salvaguardar riscos potenciais relacionados com o reconhecimento de imparidades na carteira de crédito e de exposição a imobiliário.
Em junho de 2020, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizavam cerca de 15,8 mil milhões de euros, valor que evidencia um crescimento, em termos homólogos, de 11,2% correspondente a 1.590 milhões de euros, demonstrando a confiança dos clientes no Grupo CA neste período. Este aumento de recursos, superior ao aumento do crédito (líquido) concedido a clientes, contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 66,0%.
Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL), de acordo com a Instrução 20/2019, em junho de 2020 situava-se em 8,9%.
Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira diminuiu 6,4 milhões de euros (-3,9%) em relação ao período homólogo. Complementarmente, a margem técnica do negócio segurador registou uma variação homóloga de -8,9 milhões de euros (-29,6%), tendo as comissões líquidas aumentado 6,2 milhões de euros (+13,2%).
A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a junho de 2020 (5,4% de ROE) espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de ativos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 4,3 milhões de euros da CA Vida e de 3,1 milhões de euros da CA Seguros.

Apoio e proteção às famílias e empresas em contexto da pandemia

No final de junho de 2020, o Crédito Agrícola tinha aprovado a introdução de moratórias num total de 19.380 contratos de crédito, no valor de 2.128 milhões de euros. Deste valor, 1.926 milhões de euros correspondem a moratórias legais (DL 10/J-2020) e o remanescente a outras moratórias concedidas ao abrigo de moratórias privadas APB ou Crédito Agrícola. Ainda em relação às moratórias, 80,8% do montante corresponde a crédito a empresas, 16,5% corresponde a crédito habitação e 2,6% a outros créditos a particulares.
O Crédito Agrícola isentou a cobrança de comissões de transferências bancárias realizadas nos canais CA Online e CA Mobile de particulares bem como de transações efetuadas via MB Way.
Ainda num contexto de incentivo ao distanciamento social e proteção individual, o Crédito Agrícola lançou em junho de 2020 a abertura de conta à distância, através da APP CA Mobile (iOS e Android), com Chave Móvel Digital, sem necessidade de qualquer deslocação a uma Agência CA.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar