Login  Recuperar
Password
  31 de Março de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Cultura
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Coletividades empenhadas na preparação do Carnaval

Por todo o concelho associações e coletividades trabalham noite e dia para ultimar trajes e carros alegóricos para o Carnaval das Caldas. Trapalhão, satírico e pautado pela crítica social e política, estes são os ingredientes que dão o mote à decoração dos carros alegóricos e fantasias dos grupos que compõem o corso.

20-02-2020 | Francisco Gomes

Preparação dos fatos no Arneirense
[+] Fotos
Preparação dos fatos no Arneirense
O JORNAL DAS CALDAS visitou duas associações que estão a preparar os desfiles na noite do próximo sábado e nas tardes de domingo e terça-feira, constatando que a azáfama irá até ao último minuto, porque o tempo é escasso para tanto trabalho e os voluntários aproveitam todos os momentos para irem confecionando os fatos ou arranjando os carros alegóricos.
No Arneirense estão em preparação três carros – aquele onde vão os reis de carnaval, Zé Povinho e Maria da Paciência, um do grupo de dança Superflash e outro do rancho folclórico Os Oleiros.
No total são cerca de 190 figurantes e os temas que foram escolhidos foram os Flinstones, os Mini-ons e Astérix/Obélix em missão Cleópatra.
Anabela Patacho, presidente do Arneirense, contou que tudo começou a ser preparado na primeira quinzena de janeiro. “Depois de um dia de trabalho, todas as noites são aproveitadas porque temos muitos figurantes, desde os seis meses até aos oitenta anos”, relatou, assegurando que apesar do esforço “todos se divertem a trabalhar”.
“A coletividade vai mais uma vez em grande força”, vincou a dirigente, admitindo a responsabilidade acrescida por levar os reis. “Têm confiado em nós para transportarmos os reis e é um orgulho”, reconheceu.
Em Alvorninha é no anexo de uma vivenda no Paraíso que se faz a construção do carro, que uma vez mais vai ser conduzido pelo antigo presidente da junta, Virgílio Santos, que é também presidente da assembleia geral da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha (ADSFA), entidade que participa no carnaval das Caldas com uma animação alusiva a Aladino e a sua lâmpada mágica.
Arcelino Martins, presidente da ADSFA, apontou que a lâmpada de Aladino serve para fazer uma sátira ao país, relacionada com “os génios e a ilusão”.
“São 130 figurantes que primam pelo rigor e nível nos fatos e no carro, e que dão nas vistas”, manifestou.
A coletividade pondera também participar no desfile de carnaval na Benedita, na noite da próxima segunda-feira.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar