Login  Recuperar
Password
  11 de Agosto de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Economia, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Caldas da Rainha será palco do maior debate nacional sobre turismo interno

O VII Fórum 'Vê Portugal' foi agendado para realizar-se de 4 a 7 de maio, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, mas devido ao Covid-19 deverá ser transferido para outra data, apesar de inicialmente a mudança de data tenha sido descartada pelo presidente do Turismo de Portugal, Pedro Machado. No evento estarão presentes especialistas nacionais e internacionais para “debater a realidade do turismo interno, um segmento fundamental na atividade turística”. Organizado pelo Turismo Centro de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o fórum prevê atrair 600 participantes, durante os quatro dias de evento, em torno de uma “plataforma para a negociação”, onde haverá pela primeira vez, uma bolsa de contactos 'one-to-one', e um pós-tour pelas Caldas da Rainha e Região Oeste.

18-03-2020 | Mariana Martinho

1- O presidente do Turismo de Portugal apresentou o VII Fórum “Vê Portugal”, no Espaço do Turismo, em Caldas da Rainha
1- O presidente do Turismo de Portugal apresentou o VII Fórum “Vê Portugal”, no Espaço do Turismo, em Caldas da Rainha
A edição deste ano do fórum “Vê Portugal”, que se realiza pela primeira vez fora de uma capital de distrito, foi apresentada no passado dia 10, no Espaço Turismo de Caldas da Rainha, pelo presidente do Turismo de Portugal, que explicou que a escolha pela cidade caldense deveu-se ao “comportamento extraordinário do setor na região” em relação ao mercado interno, cujos fluxos turísticos são "55% provenientes do mercado nacional" e "45% dos mercados externos".
A região, segundo o responsável, “entre 2014 e 2018 viu o número de dormidas aumentar de 860 mil para 1,3 milhões, o que significa que o Oeste tem um comportamento de crescimento acumulado de 48,1%, ou seja, mais 10% do que a média nacional”. Dados esses associados às “condições extraordinárias que o município continua a realizar na área do turismo”, o que faz com que a escolha recaia pelas Caldas da Rainha para a realização do congresso.
Este fórum também pretende "dar um sinal positivo", assumindo-se como um dos primeiros eventos a marcar "o retomar da normalidade" no país afetado pela epidemia de Covid-19. “A mensagem que temos dos principais operadores é que em maio haverá a retoma da agenda normal da atividade turística”, apontou Pedro Machado.
Para o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, que elogiou a escolha das Caldas da Rainha como palco do encontro de quatro dias, “a cidade reúne todos os requisitos para receber um fórum com estas caraterísticas, e oferece as melhores condições para que todas as iniciativas tenham sucesso e qualidade“.

“Fórum cresce de dois para quatro dias”

Nesta edição, o fórum tem algumas novidades como o aumento de dois para quatro dias de evento e passa a contar com uma Bolsa de Contactos, que pretende “potenciar a capacidade operativa do fórum”, no primeiro dia do evento. Essa atividade será dedicada a operadores turísticos, hoteleiros e a todos os profissionais do setor. O evento, em parceria com a Quercus, convida os participantes a efetuar uma doação monetária para o projeto "Criar Bosques".
No segundo dia o fórum arranca com a sessão de abertura, na qual está prevista a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, além das intervenções de Pedro Machado e de Tinta Ferreira. Depois da abertura, o evento continua para o primeiro painel dedicado à “Valorização e capacitação dos Recursos Humanos”, com a participação de Joana Ferreira, do Grupo Vila Galé, Ana Paula Pais, do Turismo de Portugal, e Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional.
No segundo painel será discutido o tema “Território: Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Mobilidade, Coesão e Valorização Territorial”, com intervenções de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, assim como de Albert Salman, presidente da Fundação ‘Green Destinations’.
Já no terceiro painel será discutido a “Estruturação e Qualificação de Produtos”, com John T. Bowen, especialista em hospitalidade e turismo, Carlos Martins, CEO da Opium, João Serra, professor do Politécnico de Leiria, e Hugo Oliveira, vice-presidente da Associação Europeia das Cidades Históricas e Termais. Também no quarto painel vai refletir-se sobre o “Desenvolvimento e Qualificação da Oferta / Agentes Turísticos”, com a participação de António Loureiro, diretor-geral da Travelport, Nuno Mateus, diretor-geral da Solférias, Pedro Morgado, diretor de Coordenação e Relações Institucionais da Agência Abreu, e Mieke Broeders, membro da Comissão Executiva do European Network for Accessible Tourism.
No terceiro dia haverá três painéis, a começar pelo tema “Marketing Digital e Marketing Relacional”, passando pela “Internacionalização e Dinamização Comercial junto dos Mercados Externos”, e terminando com o “Investimento | Análise Prospetiva, Monitorização e Inovação e Networks de Stakeholders e Empreendedorismo”.
A sessão de encerramento contará com a presença do ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. Para além destes momentos, o fórum contará com a realização do jantar oficial, no qual serão distribuídos os prémios do Turismo Centro e do concurso José Manuel Alves, e ainda um conjunto de visitas e passeios turísticos pelas Caldas da Rainha e também pela região Oeste, para jornalistas, operadores turísticos, oradores e convidados.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar