Login  Recuperar
Password
  14 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Caldas associa-se ao “Bom Dia Cerâmica”

16 cidades e vilas cerâmicas portuguesas, incluindo Caldas da Rainha, vão associar-se nos dias 16 e 17 de maio ao evento europeu “Bom Dia Cerâmica”, este ano com caráter virtual, face à pandemia que atinge o mundo e especialmente países como a Itália, Espanha, França e Alemanha.

11-05-2020 |

Lançado há vários anos pelas cidades cerâmicas italianas, este ano o “Bom Dia Cerâmica”, até pelos trágicos acontecimentos ocorridos naquele país com a Covid-19, pretende chamar a atenção do público para a importância da cerâmica na Europa e estende-se a cerca de duas centenas de cidades cerâmicas daquele país, bem como de França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa, Polónia e Portugal.
Em Portugal a cerâmica tem também uma importante expressão na construção, nas decoração das fachadas, nos objetos utilitários e decorativos que a quase totalidade da população usa, bem como na expressão museológica.
O “Bom Dia Cerâmica” será este ano repartido pela participação virtual na Internet através da apresentação de filmes e séries de fotografias nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube de todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como dos ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência.
Será ainda lançada uma iniciativa intitulada “Selfies Cerâmicas”, dedicada a ceramistas, entusiastas, operadores, stakeholders e, em geral, ao que seria o público "tradicional" do Bom Dia Cerâmica, convidando todos os que quiserem a publicar as fotos diretamente nas suas redes sociais usando as hashtags #buongiornoceramica e #selfieceramico, marcando também as contas sociais do Buongiorno Ceramica (Facebook e Instagram).
Deverá ser tido em conta o objetivo de fazer uma promoção económica, comercial e cultural da cerâmica portuguesa, produzida pelas oficinas, ateliês e/ou empresas da cerâmica tradicional ou criativa, dando informação de como poderá ser adquirida pelos públicos internacionais.
Existe uma consciência comum de que o atual momento é muito sensível e problemático para toda a cerâmica europeia, e especialmente para a portuguesa, em que poderá ser posta em causa a sua viabilidade e rentabilidade, deixando muitos ceramistas com dificuldades de subsistência.
Portugal é o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa, bem como de olaria, logo a seguir à China.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar