Login  Recuperar
Password
  21 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas da Rainha, Caldas / Política
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Cabeça de lista do BE apanhou comboio nas Caldas para destacar importância da sua requalificação

“Destacar a importância vital que a requalificação e eletrificação da linha do Oeste tem para o futuro da região”, foi o objetivo do cabeça de lista do Bloco pelo distrito de Leiria, Ricardo Vicente, que na segunda-feira apanhou o comboio na estação das Caldas para Leiria.

02-10-2019 | Marlene Sousa

Uma das propostas dos candidatos do BE pelo distrito de Leiria é a Linha do Oeste ser integralmente eletrificada e requalificada
[+] Fotos
Uma das propostas dos candidatos do BE pelo distrito de Leiria é a Linha do Oeste ser integralmente eletrificada e requalificada

O candidato, acompanhado pelo deputado bloquista, Heitor Sousa, e outros elementos do partido, apanharam o comboio das 14h30, que chegou a Leiria uma hora depois.

Ricardo Vicente, que falou com a imprensa na estação das Caldas, defende que a atual Linha do Oeste deve “ser integralmente eletrificada e requalificada, com duplicação da via em alguns troços para permitir o aumento da oferta entre Óbidos-Caldas da Rainha e Valado de Frades-Marinha Grande-Leiria e ser estendida para norte, a partir da Figueira da Foz, para ligação à Linha do Norte em Aveiro”.

Segundo o cabeça de lista do BE por Leiria, chegou a hora de fazer uma escolha estratégica fundamental: apostar no “transporte mais amigo do planeta – o transporte ferroviário”. Para a região Oeste e distrito de Leiria, avança com várias propostas que, quando se concretizarem, “irão trazer grandes mudanças na mobilidade das pessoas e das mercadorias”.

O BE defende ainda a “construção de uma nova linha ferroviária do Norte, ligando Lisboa-Porto em duas horas, aproveitada para inscrever a cidade e a região de Leiria no diagrama da nova linha, através de uma nova estação ferroviária”.

Os bloquistas querem também uma nova linha ao longo do ”Arco Regional Oeste/Vale do Tejo, ligando em comboio Peniche-Caldas da Rainha (Linha do Oeste)-Rio Maior-Santarém (Linha do Norte)”.

Ricardo Vicente recordou que a proposta de Plano Ferroviário Nacional (PFN) que o BE já levou a plenário da Assembleia da República foi rejeitada pelos votos da direita e do PS e com a abstenção do PCP e do PEV. Assenta “num grande programa de investimentos públicos ao longo das próximas duas décadas (2020-2040)”. O projeto garante, entre outras medidas, a “eletrificação de toda a rede e a sua gestão integrada com recurso a sistemas eletrónicos automatizados de sinalização, controlo e gestão de tráfego e a ligação por transporte ferroviário a todas as capitais regionais ou distritais”.

“No final do PFN, 40% de todos os passageiros ou de todas as mercadorias transportadas em território nacional deverá ser por modo ferroviário”, sublinhou o cabeça de lista do BE por Leiria.

O candidato número 1 na lista de Leiria adiantou “a necessidade de transformar o Instituto Politécnico de Leiria em universidade de forma a que possa ser reconhecido a nível internacional” e referiu que também encontraram necessidades de apoio às frotas pesqueiras na Nazaré e Peniche. 

Ricardo Vicente disse à imprensa que a campanha eleitoral no distrito de Leiria está a “correr bem e em todos os concelhos do distrito temos encontrado apoio das pessoas”. 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Escolhas do Editor
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar