Login  Recuperar
Password
  30 de Outubro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas / Cultura, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Baile de Fantasias” com idosos dá início ao Carnaval das Caldas

Os festejos carnavalescos nas Caldas da Rainha arrancam nesta quinta-feira com o “Baile de Fantasias”, destinado à população sénior do concelho e que vai reunir na Expoeste cerca de 700 participantes.

19-02-2020 | Francisco Gomes

Preparação dos fatos de carnaval na Universidade Sénior Rainha D. Leonor
[+] Fotos
Preparação dos fatos de carnaval na Universidade Sénior Rainha D. Leonor

A “Festa de Carnaval - Baile de Fantasias” é um dos mais animados eventos destinados à população sénior, sendo esperadas sete centenas de participantes. Realiza-se nesta quinta-feira, pelas 14h30, no pavilhão da Expoeste, e dirige-se aos utentes do Cartão Municipal do Idoso e a todos os seniores que queiram participar, mascarados ou não. 

Como sempre, será uma tarde muito divertida, onde a criatividade dos grupos mascarados estará em exibição. No final haverá lembranças para os grupos mascarados. 

Este ano participam 18 grupos de instituições de apoio social, cada qual com o seu tema: Centro Social e Paroquial Nª Srª da Piedade dos Vidais - “Zé Povinho e Maria Paciência”; Casa do Povo de A-dos-Francos: “Onde está o Wally”; Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha: “Mágicos”; Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha: Livre; Montepio Rainha D. Leonor: “Mestres de culinárias”; Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho: “Camponeses coloridos”; Centro Social Paroquial de Santa Catarina: “Astronautas”; Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos: “Doutores e enfermeiras”; Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal: Livre; Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha: “Cowboys”; Centro Social e Paroquial Nª Srª das Mercês Carvalhal Benfeito: “Os soldadinhos de chumbo”; Associação Social e Cultural Paradense: “Frozen”; Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro: “A vinha da Fonte Santa”; Centro de Apoio Social do Nadadouro: “Os amigos do mar”; Centro de Apoio Social da Freguesia de S. Gregório: “O mar”; Associação de Desenvolvimento Social do Coto: “Minnie e Mickey”; Clube Sénior das Caldas da Rainha: Livre; Universidade Sénior Rainha D. Leonor: “O circo”.

A organização é do Município das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (constituído pelas instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia do concelho).

O evento conta com a colaboração e animação dos alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO).


3000 crianças 

no desfile infantil


Na sexta-feira, a partir das 10h, a Praça 25 de abril e a Avenida 1º de Maio são palco do desfile infantil, no qual participam cerca de três mil crianças. A organização é do Grupo de Animação Infantil, uma parceria do Município das Caldas da Rainha, com as escolas básicas do 1º ciclo, jardins de infância da rede pública e as instituições particulares de solidariedade social.

No final do desfile haverá ainda um espetáculo com bonecos de animação e um lanche.

Este evento irá contar com a colaboração dos alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e da ETEO, cujo grupo de bombos irá encabeçar o desfile.


20 carros 

alegóricos 

e 1200 figurantes


Os desfiles principais acontecem dia 22, às 21h30, e dias 23 e 25, às 15h, na Av. 1º de Maio. Vão desfilar mais de 1200 figurantes, quatro grupos musicais, um grupo de dança e vinte carros alegóricos.

Os Bailes do Casino, no Céu de Vidro (junto à entrada do Parque D. Carlos I), realizam-se nos dias 22 e 24, às 23h.

Este ano a autarquia investiu cerca de 90 mil euros, num evento que traz milhares de pessoas às Caldas.

Organizado pela Câmara, associações e coletividades do concelho, o Carnaval das Caldas é fortemente influenciado pelo universo das figuras de Bordalo Pinheiro tendo o Zé Povinho e a Maria Paciência como reis da folia.

Vestindo a pele das personagens, Cláudio Silva, de 30 anos, e Céu Ribeiro, de 53 anos, foram os escolhidos para este ano serem os reis do carnaval. 

Vendedores de consumíveis para hotelaria, mãe e filho, residentes no Coto, nas Caldas da Rainha, passaram pelo casting onde estiveram oito concorrentes (quatro homens e quatro mulheres). 

Este é o quarto ano que a Câmara organiza um casting para encontrar os protagonistas que serão presença nos vários eventos e desfiles que integram o programa. O prémio é um voucher de viagens no valor de 250€.

Céu Ribeiro e Cláudio Silva nunca desfilaram no corso na cidade, apesar de gostarem do carnaval. A mãe só se mascarou para estar entre a assistência e o filho apenas participou no desfile infantil, quando era criança. Mas nunca quiseram representar qualquer coletividade, porque receberam convites de várias, declinando para “ninguém ficar chateado”.

Resolveram este ano encarar o desafio de assumir as personagens bordalianas Zé Povinho e Maria da Paciência.

Foi Cláudio quem incentivou a mãe, que decidiu “dar um pontapé na morte e viver a vida”, após ter ultrapassado um grave problema de saúde – uma embolia pulmonar com enfarte no fígado – que sofreu no ano passado. “Quando saí do hospital, mascarei-me para ir ver o desfile”, recorda Céu, que sempre alimentou o desejo de um dia ser rainha do carnaval das Caldas.

“Temos de nos divertir” é o lema que adoptou como estilo de vida. Cláudio garante: “Somos pessoas divertidas”.

Para o júri que os escolheu preenchem os requisitos para animarem os desfiles de carnaval e representarem as figuras humoristas do universo de Bordalo Pinheiro: atitude, alegria contagiante e muita energia.

Elementos do Rancho Etnográfico do Reguengo da Parada, mãe e filho prometem animar o público.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar