Login  Recuperar
Password
  Sexta, 26 de Maio de 2017
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Atribuídas 23 medalhas na cerimónia do 15 de maio

Este ano na cerimónia sessão solene do 15 de maio foram homenageadas 23 individualidades e instituições, tendo a medalha de honra do município sido atribuída ao antigo dirigente do Caldas Sport Clube e do Sporting das Caldas, José Augusto, e ao escultor Leopoldo de Almeida (a titulo póstumo). A medalha ao ilustre escultor do século XX em Portugal, com uma obra pública conhecida dos portugueses, foi atribuída na inauguração do Museu Leopoldo de Almeida, um dos eventos integrados nas comemorações do dia da cidade.

18-05-2017 | Marlene Sousa

Associação Solidariedade Social da Foz do Arelho
[+] Fotos
Associação Solidariedade Social da Foz do Arelho
Um momento emotivo na cerimónia foram as palavras proferidas por José Alves, neto de José Augusto, que lembrou que “numa sociedade atual onde os valores do altruísmo e da vivência solidária se assumem como submersos no mundo, onde a competição entre as pessoas e a perspetiva individualista predomina claramente, ainda se acentua mais o contraste com a dádiva daqueles que se distinguem por uma conduta que preza os valores humanistas e permanente disponibilidade para servir a sociedade”. “É neste patamar que o meu avô sempre se moveu, fazendo desta prática o seu verdadeiro sentido de vida”, sublinhou, destacando a figura do homenageado também “fortemente ligado ao voluntariado”.
Destaque para o JORNAL DAS CALDAS que comemora este ano o seu 25º aniversário e que foi homenageado com a Medalha Municipal Mérito Comercial e Industrial.Medalha Municipal de Dedicação Pública

1 - A Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho é uma instituição particular de solidariedade social que tem como principal objetivo a proteção dos cidadãos na velhice ou invalidez.
Fundada a 7 de outubro de 1991, em 1998 abre as portas do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário. Em 2006 nasce a Estrutura Residencial para Idosos - com a capacidade para 19 utentes. Em 2014, ampliou para 36 vagas.

2 - O Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos foi fundado numa garagem cedida por Manuel Branco, onde um grupo de amigos se juntou e decidiu criar um espaço como ponto de encontro. A escritura foi publicada no Diário da República a 17 de setembro de 1991.
A associação desenvolveu durante mais de 25 anos atividades como futebol, ginástica, torneios de cartas e de chinquilho, caminhadas e almoços convívio.


Medalha Municipal de Mérito Desportivo

3 – O triatleta João Pereira foi quinto nos Jogos Olímpicos de 2016, apenas a nove segundos da medalha de bronze.
Começou a praticar triatlo em 2008 e no ano seguinte ficou em 3º lugar no campeonato de sub 23. Em 2014 ficou em 5º lugar do ranking mundial e foi considerado pela Federação Internacional de Triatlo como atleta revelação do ano.

4 - Ricardo Santos, nascido nas Caldas da Rainha a 1 de setembro de 1981, entre julho de 2005 e julho de 2006 foi membro da equipa de futebol profissional AEK Atenas (Grécia), vice-campeão nacional da Super Liga Grega com acesso à Liga dos Campeões e finalista da Taça da Grécia.
Entre 2006 e 2007 foi membro da equipa técnica do Benfica, De 2007 a 2010, do PAOK (Grécia) e em setembro de 2014 integrou a equipa técnica da seleção portuguesa, campeã europeia em 2016.

5 - Henrique Frazão, docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, é colaborador em centros de investigação, no âmbito do desporto. Organiza iniciativas desportivas tão diversa como o grupo do “Não fazemos nem mais um km”, o “Caldas Ultra Trail” e etapas dos campeonatos nacionais de BTT e Kayaksurf, sendo tricampeão nacional nesta última modalidade.

6 - João Almeida nasceu a 5 de agosto de 1998 e iniciou-se no ciclismo na Escola de Ciclismo Ecosprint, tendo sido vice-campeão nacional de XCO em 2013. Vem acumulando títulos, prémios e vitórias a nível nacional e internacional. Em 2016 venceu a Volta a Portugal de Juniores e em 2017, na categoria de Sub-23, compete internacionalmente, obtendo uma vitória em etapa na Turquia e o oitavo lugar na classificação geral.


Medalha Municipal de Mérito Cívico, Desportivo e Cultural

7- Teresa Marques entrou para a direção da SIR “Os Pimpões” em março de 2005, como vogal. No mandato seguinte como vice-Presidente, e de 2009 até 2017, assumiu a presidência de uma das maiores associações do distrito de Leiria, quer desportiva, cultural, recreativa e social.
Na sua presidência destaca-se a liderança, capacidade de trabalho, mas principalmente a capacidade de envolver à sua volta um grupo de trabalho em prol da comunidade.


Medalha Municipal de Mérito Comercial e Industrial

8- Com atividade comercial remontando a 1949, a Santos Monteiro & Ca. Lda. foi fundada em 1967, por António da Silva Monteiro. Começando por vender lã, em 1980 iniciou a distribuição de alcatifas e desde 1986 representa diversas fábricas líderes mundiais na produção de revestimentos têxteis.
Hoje fornece, a partir de stocks próprios, uma vasta gama de soluções por medida em alcatifas, carpetes e revestimentos vinílicos para o mercado ibérico. Há 6 anos consecutivos que recebe o prémio PME Excelência.

9 - A Manuel Querido - Produção e Comércio de Suínos, com sede em Carvalhal Benfeito, Caldas da Rainha, dedica-se à criação e comercialização de suínos. A atividade iniciou-se há 25 anos, com a construção da primeira exploração de suínos, na Lagoa Parceira.
Conta hoje com cerca de 90 trabalhadores e 6.000 porcas reprodutoras distribuídas por 15 explorações de produção. O volume de negócios é de 16,5 milhões de euros, resultantes da venda de cerca de 3 000 animais por semana.

10 - A Cedima fez 25 anos. Disponibiliza aos seus clientes exames imagiológicos, nas valências de ecografia, mamografia, tac, ortopantomografia, densitometria, ecodoppler e ressonância magnética. Também dispõe de exames do foro cardiológico, para além de consultas de cardiologia e cirurgia vascular e, ainda, análises clínicas.
Recentemente renovou os seus equipamentos com a aquisição de um novo ecógrafo e mamógrafo digital, mantendo os níveis de qualidade.

11 – O Jornal das Caldas foi fundado em abril de 1992. É um órgão de comunicação social que efetua a cobertura noticiosa da região Oeste.
Tem promovido diversas parcerias com entidades do ensino, da cultura e do desporto, a fim de divulgar as suas atividades. O Jornal das Caldas tem sido o promotor de vários eventos, próprios ou em parceria com outras entidades públicas.

Medalha Municipal de Mérito Cultural

12 - Cremilda Gil nasceu nas Caldas da Rainha. Iniciou as suas andanças teatrais aquando da fundação do CCC-Conjunto Cénico Caldense.
Fez teatro, cinema e rádio. Tem trabalhado regularmente para a televisão, destacando-se em várias produções, como “Retalhos da Vida de Um Médico”, “Morgadinha dos Canaviais”, “A Relíquia”, “Alentejo sem Lei” e nas novelas “Vila Faia”, “Origens”, “Cinzas”, “Verão Quente”, “Vidas de Sal” e recentemente na “Lenda da Garça”.

13 - Manuel Miguel foi professor de educação musical em várias escolas, estando agora aposentado.
Mais conhecido nas Caldas da Rainha por Manuel Coelho , obteve mais de três centenas de prémios, sendo um dos autores mais premiados em festivais de canção infantojuvenil.

14. Aníbal Rocha é fundador e responsável do Núcleo Escolar de Teatro, na Escola Secundária de Raul Proença, do grupo de Teatro Pó de Palco, do Atelier Arte & Expressão, do Grupo de Teatro d’ Os Pimpões, posteriormente denominado Criaturas – Teatro d’ Os Pimpões, e do Grupo de Teatro Ágon.


15 - Fernando Mora Ramos foi diretor do Centro Dramático de Évora, de que foi fundador enquanto Centro Cultural de Évora – 1975). Tem vários prémios. É diretor do Teatro da Rainha e seu responsável artístico desde a fundação, em 1985. É coordenador do Dramat — Centro de Dramaturgias Contemporâneas, unidade orgânica do Teatro Nacional de São João. Participou e realizou mais de uma centena de criações como ator e encenador.

16 - José Lopes tem 87 anos. Aos 22 anos, integrou os quadros da empresa de transportes “Os Capristanos” desempenhando as funções de cobrador, empresa que depois passou a “Claras”, Rodoviária nacional” e finalmente “Rodoviária do Tejo”, onde exerce durante 41 anos.
Em 1968 integrou a formação inicial do “Conjunto Típico Caldense”, atualmente denominado “Os Caldenses - Grupo Típico”, então com 48 anos, e onde ainda se encontra como vocalista e instrumentista, harmónica bocal e percussões.

17 - José Pinto desde 1965 que participa na banda filarmónica da Sociedade de Instrução Musical e Recreio de A-dos-Francos, sendo executante de clarinete de 1965 a 1967. Foi membro da direção de 1994 a 2005, 6 anos dos quais como presidente.


18 - António Severino nasceu a 1 de outubro de 1931 e desde muito jovem trabalhou como cutileiro nas empresas e oficinas de cutelaria em Santa Catarina.
Iniciou a sua carreira musical na Banda Filarmónica de Santa Catarina, como executante de bombardino e mais tarde contrabaixo e tuba. Foi músico na Banda Filarmónica de Turquel (Alcobaça), e por diversas vezes tocou com outras bandas caldenses.

19 – O Coral das Caldas da Rainha comemora os seus 25 anos. Criado por iniciativa da Infancoop, a que se associou posteriormente a SIR "Os Pimpões", tinha na altura o nome de Reginæ Chorus. Em 1999, passou a chamar-se Grupo Coral dos Pimpões. Em outubro de 2012 adotou o nome de Coral das Caldas da Rainha.


Medalha Municipal de Mérito Cívico e Humanitário

20 - José Manuel Moura foi comandante operacional distrital de janeiro de 2004 a dezembro de 2012, e comandante operacional nacional de dezembro de 2012 a janeiro de 2017.
Em junho de 2011 recebe a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, atribuído pelo Ministro da Administração Interna. Em maio de 2017 recebeu um louvor da Ministra da Administração Interna pelo seu desempenho durante os mais quatro anos no cargo na Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Medalha Municipal de Mérito Cívico, a título póstumo

21 – O coronel José Monroy, que faleceu aos 85 anos, a 4 de março de 2017, exerceu funções militares no Regimento de Infantaria 5, estando nesta unidade aquando do período do 16 de março e do 25 de Abril de 1974. Foi presidente da Câmara das Caldas da Rainha entre 1983 e 1985.
Foi um diplomata que consolidou a imagem e a presença do concelho na Estremadura Espanhola com o slogan “As nossas praias são as vossas praias”. A sua afinidade militar com o então Presidente da República Ramalho Eanes fez com que este visitasse oficialmente Caldas da Rainha três vezes em 1984.

Medalha de Honra

José Augusto Silva nasceu a 9 de setembro de 1927, em Moçambique e veio para Caldas da Rainha em 1943, com 16 anos.
Em 1948 entrou como escriturário na SEOL- Sociedade Elétrica do Oeste, Lda. - mais tarde integrada na EDP - e onde trabalhou durante 41 anos, vindo a reformar-se em 1998.
Foi dirigente em várias instituições e coletividades das Caldas da Rainha. No Caldas Sport Clube entrou como dirigente em 1955 - no primeiro ano em que disputou a 1ª. divisão nacional - permanecendo nos órgãos sociais durante 12 anos consecutivos. No Sporting Clube das Caldas foi presidente da direção, na gerência de 1979-80. Fez parte da Direção da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar. Foi fundador, em parceria com Calheiro Viegas e Henrique Mineiro, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha.
No ténis de campo foi campeão distrital individual e por equipas. Representou o Clube de Ténis das Caldas, o Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar