Login  Recuperar
Password
  17 de Outubro de 2017
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional, Caldas / Política
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Assunção Cristas visita as novas instalações da fábrica Nigel em Peniche

A Ministra da Agricultura e do Mar visitou no passado dia 4 as novas instalações da fábrica de transformação, congelação e comercialização de pescado, Nigel, em Peniche. A inauguração da remodelação e modernização de toda a unidade fabril da Nigel, para além da ministra Assunção Cristas, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, e do vice-presidente Jorge Amador, do proprietário da fábrica, José Nicolau, do presidente da Docapescas, José Apolinário, entre outros, incluindo autarcas e empresários. A ministra explicou a importância do setor agro alimentar, onde se verificou um crescimento acima da média da economia nacional nas exportações. “Estamos a assistir a um crescimento na casa dos 8% ao ano e se olharmos para o setor da transformação de pescado estamos aqui num belo exemplo”, disse. “É um setor que cresce em exportações bem acima da média de crescimento do conjunto da economia portuguesa”, apontou.

07-11-2013 | Cátia Nunes

-Ministra do Mar com a comitiva
[+] Fotos
-Ministra do Mar com a comitiva
Assunção Cristas não quis deixar de salientar a importância de se investir: “Nós sabemos que precisamos diminuir o nosso défice agro alimentar e isso faz-se diminuindo importações e aumentando exportações e este setor está a responder de uma forma muito positiva com investimento, com o arrojo dos investidores, dos empresários, que mesmo numa conjuntura difícil sabem que o caminho é o do investimento para aumentar a produtividade, para aumentar a capacidade de produção e aqui estamos numa empresa que exporta mais de 40% daquilo que produz”.
Para remodelar a unidade fabril foi necessário fazer um investimento de cerca de 3 milhões de euros. “Nós estamos aqui num projeto que foi apoiado em cerca de um milhão de euros pelos fundos do PROMAR, são os fundos europeus para a área do mar, mas a maior parte, dois milhões e meio de investimento, foi dos empresários aqui presentes”, evidenciou a ministra.
A fábrica, que se dedica à transformação, congelação e comercialização de pescado, tem como destino não só o mercado nacional, mas também o mercado internacional, nomeadamente França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Luxemburgo, Chipre, Roménia, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que totalizam 50% das vendas.
Assunção Cristas sublinhou a importância desse fator e garantiu que o trabalho no ministério, em conjunto com o governo, “tem sido procurar abrir cada vez mais oportunidades de negócio e nós vamos continuar, empenhadamente, a ajudar os empresários, abrindo mais oportunidades de mercados para que possam vender melhor”.
A indústria ligada à transformação do pescado “é uma das mais dinâmicas indústrias do mar e precisamos que cada vez mais se afirme e que ajude como está a ajudar a manter postos de trabalho”, sustentou a ministra.
A Nigel emprega cerca de 100 pessoas e a ministra acredita que os postos de trabalho, “com esta renovação, com a melhoria das condições de trabalho e da competitividade vão poder manter-se e quem sabe um dia alargar-se com mais mercado a ser conquistado”.

Cátia Nunes
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar