Login  Recuperar
Password
  26 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Peniche
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Apresentação de livro sobre os Bóeres em Peniche

No dia 7 de dezembro, pelas 16h00, terá lugar no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, a apresentação da obra “No Tempo dos Bóeres em Portugal. Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Tomar, Abrantes e S. Julião da Barra”, da autoria de Fleming de Oliveira.

04-12-2019 |

Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, entre 1901 e 1902
Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, entre 1901 e 1902

Neste livro, editado pela Hora de Ler, é descrita a passagem por Portugal, entre 1901 e 1902, de um contingente de refugiados bóeres, resultantes da 2ª Guerra Anglo-Bóer (1899-1902) que à época decorria na região do Transval, na África do Sul.  

Durante este período a então vila de Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, e noutros locais da povoação. Os refugiados bóeres estavam autorizados a andar livremente pela península e, em algumas ocasiões especiais, podiam deslocar-se ao exterior. Os tempos livres eram ocupados com caminhadas, eventos desportivos, associações de debate e troca de correspondência. Alguns bóeres trabalharam na construção civil e agricultura. 

Estas e outras histórias são contadas nesta obra cuja apresentação estará a cargo do editor Carlos Fernandes.

O autor, Fernando José Ferreira Fleming de Oliveira, nasceu no Porto, em 22 de fevereiro de 1945. Licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 15 de novembro de 1969. Foi delegado do Procurador da República em várias comarcas. Vive e trabalha em Alcobaça como advogado, desde 1974. Foi eleito, em listas do PSD, vice-presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, deputado municipal e deputado na Assembleia da República. Colabora regularmente em jornais e revistas, realiza palestras e conferências sobre temas históricos e faz crítica literária.

Esta sessão conta com a organização do Município de Peniche e da Direção-Geral do Património Cultural.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar