Login  Recuperar
Password
  26 de Novembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Antigo pescador com dois peixes no nome

Um residente em São Martinho do Porto tem dois peixes no nome – chicharro e robalo – uma circunstância não muito habitual e que motiva brincadeiras.

13-10-2020 |

Luís Chicharro Robalo
Luís Chicharro Robalo
Luís Chicharro Robalo, de 84 anos, mais conhecido por “Ti Chalica” ou “Tio Luís”, ganhou os apelidos dos pais, Ana Chicharro e Silvestre Robalo, contudo, os seus dois filhos só têm Robalo no nome.
“As pessoas acham graça mas a mim não faz diferença”, contou o antigo pescador, que depois de ficar em terra passou a trabalhar no cais de São Martinho do Porto, manobrando a grua que coloca e tira barcos da água, quer dos apanhadores de algas quer as embarcações de recreio do Clube Náutico de São Martinho do Porto (CNSMP).
Segundo descreve a coletividade, “ao contrário do que muitos poderão pensar, nasceu na Nazaré, tendo ao fim de trinta dias vindo para São Martinho onde foi batizado”.
Foi para o mar aos oito anos, sobretudo para a pesca da lagosta. Mais tarde deambulou por toda a costa africana e aos 45 anos regressou a São Martinho, mantendo-se em atividade até aos 57 anos, quando passou à reforma. Esta situação durou por pouco tempo, tendo em 1995 assumido funções como operador do porto ao serviço do CNSMP.
“Ao longo de todo este tempo, é ele que cuida das instalações, do guindaste, da porta de mar, da subida e descida das embarcações, da colocação das poitas, da gestão do fundeador, com brilho e, acima de tudo, com responsabilidade”, relata o clube, que em 2017 atribuiu-lhe a designação de sócio de mérito.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar