Login  Recuperar
Password
  26 de Novembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas / Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

A magia do natal começou na cidade

Este ano o natal vai ser diferente devido à pandemia, mas o encanto desta época antecipou-se para nos dar o ânimo que precisamos para o final de 2020. Em Caldas da Rainha o natal já chegou e por toda a cidade há luzes e árvores iluminadas, criando um ambiente mágico e brilhante. No sábado à noite e domingo a partir das 18h00 foi visível o trânsito de viaturas no centro da cidade, com as famílias a verem a iluminação natalícia, num períplo entre as duas freguesias da cidade.

17-11-2020 | Marlene Sousa

A cerimónia de inauguração foi feita simbolicamente para evitar ajuntamentos
[+] Fotos
A cerimónia de inauguração foi feita simbolicamente para evitar ajuntamentos
Para evitar ajuntamentos de pessoas, a cerimónia de inauguração que decorreu no passado sábado foi feita simbolicamente por um pequeno grupo de elementos da Câmara Municipal e da direção da ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que percorreu algumas das artérias principais da cidade.
Depois de sentir a magia do Natal no ar, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, disse que as luzes “estão bonitas com cores quentes, que têm como objetivo valorizar o natal, momento de calor humano”.
“O natal 2020 vai ser diferente, por causa da Covid-19 e apesar deste momento difícil, estamos contentes por podermos valorizar a quadra natalícia, que é um momento de família”, adiantou Tinta Ferreira.
Apesar de opiniões divididas entre quem está a favor e quem considere que a verba investida (150 mil euros, dos quais 108600 euros da Câmara) podia ser usada para fins humanitários, o presidente da autarquia defendeu que o objetivo é dar alegria às crianças e criar um ambiente caloroso na cidade. “Há quem discuta se devemos fazer este tipo de iniciativa ou não, mas não podíamos deixar as nossas crianças sem esta magia do natal”, sublinhou.
“Estamos a espalhar a magia do natal através da programação preparada pela ACCCRO”, afirmou, enquanto se via o sorriso de felicidade das crianças, junto à árvore de natal gigante.
O presidente da Câmara esclareceu ainda que o investimento na iluminação natalícia “visa incentivar o consumo no comércio tradicional das Caldas para fomentar a atividade económica”.
Tinta Ferreira apelou a que se respeitem todas as regras ditadas pela pandemia, porque é possível usufruir em segurança de tudo o que as Caldas está a proporcionar.
Já o presidente da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, Luís Gomes, disse que “ao percorrer as ruas existe harmonia, beleza e elegância”, referindo que este ano se destaca o verde na árvore de natal de 25 metros na Praça 25 de Abril, “a cor da esperança para lutar nestes tempos difíceis”.
Apelou ainda aos munícipes que optem por antecipar as suas compras de natal “para não sobrecarregarem o comércio da cidade, onde as pessoas podem andar ao ar livre, entre as lojas”.

Quatro árvores de grandes dimensões

Todas as peças da iluminação de Natal deste ano são novas e inéditas. No total são 47 ruas iluminadas (oito mil metros de luzes), cinco edifícios emblemáticos (CCC, Hospital Termal, Chafariz das Cinco Bicas, Mercado Peixe e igreja Nossa Senhora da Conceição) e uma nova iluminação para a estátua da Rainha D. Leonor.
Outra novidade é serem quatro árvores de natal de grandes dimensões. A principal está, como habitualmente, na Praça 25 de Abril. Embora seja um pouco mais baixa do que a do ano passado (tem cerca de 25 metros), apresenta um preenchimento com motivos de natal de forma a ser também agradável durante o dia e não apenas à noite com a iluminação. Espera-se assim que as habituais “peregrinações” à árvore de natal, para se fazerem fotos, sejam feitas ao longo do dia e mais espaçadas.
Também para que haja mais pontos de interesse para que as pessoas possam visitar, foram colocadas ainda árvores de Natal na praça 5 de Outubro (17 metros), no largo do Hospital e no largo Frederico Pinto Basto (12 metros).
Para a rua Heróis da Grande Guerra a empresa responsável pela iluminação fez também à medida um projeto de iluminações, do qual se destaca um letreiro com “Caldas, Rainha do Natal”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar