Login  Recuperar
Password
  21 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Cadaval
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

42ª Colheita de Sangue do Cadaval incluirá campanha de recolha de medula a favor do DJ Magazino

O Município do Cadaval promove dia 18 de julho (sábado), entre as 09h00 e as 13h00, a 42ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz.

15-07-2020 |

Campanha para dadores de medula óssea a favor do DJ Magazino
Campanha para dadores de medula óssea a favor do DJ Magazino
Esta sessão contará, também, com uma campanha de inscrição de dadores de medula óssea, com enfoque em ajudar o músico português DJ Magazino a recuperar de uma leucemia.
A 42ª Colheita de Sangue do Cadaval trata-se de uma parceria da Câmara Municipal do Cadaval com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Podem dar sangue pessoas com saúde e hábitos de vida saudáveis, dos 18 aos 65 anos e peso igual ou superior a 50kg. Numa primeira dádiva, o limite etário é de 60 anos.
Refira-se que o município promove, anualmente, três campanhas de dádiva de sangue, nos meses de março, julho e novembro. Na última colheita realizada, a 14 de março (no início do surto de Covid-19), verificaram-se apenas 17 inscrições, das quais resultaram 14 dádivas. Foram ainda, na primeira triagem (motivada pelo coronavírus) remetidos para nova sessão 10 potenciais dadores de sangue. De referir ainda que a colheita é efetuada com todas as regras de segurança.
Esta sessão no Cadaval incluirá uma campanha de recolha de medula óssea para ajudar o DJ Magazino (Luís Costa), músico português a quem, no final de 2019, foi diagnosticada uma leucemia crónica.
Desde essa altura que o músico está a fazer tratamentos de quimioterapia, para vencer a doença, no Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa. Dias depois de estar internado no IPO, o artista descobriu que tinha sido infetado com o novo coronavírus, ficando com a saúde mais debilitada.
Foi nesse sentido que os amigos de Magazino lançaram uma campanha nacional de recolha de medula óssea, a qual chega agora ao Cadaval.
A inscrição no banco de dadores é feita através de uma pequena recolha de sangue. Mas para ajudar tem de ter entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,50 metros, ser saudável e nunca ter recebido transfusões depois de 1980.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar