Dados da PSP
338 crimes de violência doméstica no distrito desde o início do ano
Entre 1 de janeiro e 15 de outubro deste ano, o comando distrital de Leiria da PSP registou 338 crimes de violência doméstica (média de 1,17/dia). Tal registo evidencia, ainda assim, uma diminuição de 2,87% em relação ao período homólogo de 2019, em que foram registados 347 casos.
04-11-2020 |
|
|
Denúncias sofreram ligeira diminuição em relação ao ano passado |
“Ao contrário da possibilidade considerada de o confinamento obrigatório poder ter contribuído para dissimular práticas de violência, o regresso à (quase) normalidade não se materializou num acréscimo de denúncias”, refere a PSP.
O número de vítimas de violência doméstica com necessidade de condução e internamento em unidade hospitalar subiu de dois para três casos, enquanto que o número de detenções passou de nove para dez, todas fora de flagrante delito. Manteve-se o mesmo número de medidas de prisão preventiva aplicadas – quatro.
O comando distrital de Leiria da PSP apela para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica. “Todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto”, garante.
A sinalização pode ocorrer junto de qualquer esquadra ou via email violenciadomestica@psp.pt.
Tags: